19 de outubro de 2024

Debate de 2º turno no g1: candidatos a prefeito de São Bernardo do Campo discutem saúde e segurança e trocam acusações sobre investigações

São Bernardo é a quarta cidade na série de debates do g1 neste segundo turno. Participaram os candidatos Marcelo Lima (Podemos) e Alex Manente (Cidadania). Os candidatos Alex Manente e Marcelo Lima, que disputam o 2º turno em São Bernardo do Campo, em debate no g1 mediado por José Roberto Burnier
Reprodução/g1
Os candidatos à Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, Marcelo Lima (Podemos) e Alex Manente (Cidadania), participaram de debate de segundo turno promovido pelo g1 nesta quinta-feira (17), em que discutiram propostas sobre saúde, segurança pública e trocaram acusações sobre investigações.
No segundo bloco, Manente teve concedido um pedido de direito de resposta, ao ser chamado de “pinóquio” pelo adversário. Já Marcelo teve um pedido de direito de resposta negado.
O debate teve um momento mais tenso, também no segundo bloco, quando Manente insistiu numa pergunta: se Marcelo Lima tem uma medida cautelar contra ele que o impediria de ser secretário. “A Justiça não te permite de ser secretário, como você quer ser prefeito?”, disse o candidato do Cidadania.
“Agora você vai receber um processo oficialmente”, respondeu Marcelo, acusando o adversário de desinformação. “Infelizmente, o candidato não tem preparo, e as propostas são marqueteiro que cria para ele, porque ele não sabe nem como fazer um asfalto. Ele não cria, ele nunca fez uma ponte.”
Debate São Bernardo: Manente e Marcelo Lima trocam acusações e direito de resposta
O g1 transmitiu o debate ao vivo, pelo site, pelo YouTube e pelo TikTok. A mediação foi feita pelo jornalista José Roberto Burnier.
No primeiro turno, Marcelo Lima teve 28,64% dos votos, e Alex Manente, 26,53%.
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da TV Globo em São Paulo. O debate foi dividido em três blocos: no primeiro, os candidatos tiveram 10 minutos cada um para debater sobre temas definidos; no segundo, cada um contou com 15 minutos para debater com tema livre; e, no terceiro, 1 minuto para cada um fazer suas considerações finais.
Um sorteio realizado momentos antes do debate definiu que Marcelo seria o primeiro a falar no primeiro bloco e nas considerações finais. Alex abriu o segundo bloco e encerrou as considerações finais.
Nesta sexta (18), às 13h30, acontece o debate com os candidatos a prefeito de Guarulhos.
Primeiro bloco – tema determinado
Marcelo abriu o evento questionando quais propostas de saúde o adversário tem para o município e afirmou que ter tido “a oportunidade de participar de uma gestão que entregou dois hospitais, o Hospital da Mulher, o hospital de urgência e que agora, vamos entregar o Hospital Infantil Municipal aonde ao lado do hospital, HMU no Rudge Ramos, nós vamos entregar o Hospital do Idoso”.
Manente afirmou que “vamos fazer a abertura do hospital de urgência emergência, que eu não sei se você sabe, Marcelo, foi parte do recurso conquistado pelo nosso trabalho, pela emenda do orçamento, que nós tivemos a oportunidade de depositar para São Bernardo quase R$ 100 milhões, assim como o meu vice-prefeito Paulo Eduardo conseguiu R$ 30 milhões para tirar do papel aquela obra que estava paralisada”. E completou: “Nós vamos copiar um modelo que dá muito certo no Grande ABC que é o modelo de saúde de Santo André e de São Caetano”, citando o Poupatempo da Saúde para “zerar essa vergonha que é não atender as pessoas que precisam de saúde em São Bernardo”.
Para além dos temas apresentados aos candidatos, redução da tarifa de ônibus, construção de hospital, zerar fila de creches e zerar filas de consultas e exames, Manente citou que o adversário tem vários processos. “Inclusive, ele é réu por corrupção por desvio de dinheiro público na prefeitura, tem uma medida cautelar que proíbe ele de ser até secretário municipal”, afirmou.
Marcelo admitiu que foi investigado, citou que Manente votou nele, “muito obrigado pelo voto que você deu a mim e ao prefeito Orlando [Morando, que apoia Marcelo] e inclusive faz parte do governo”. “Este governo que você está é acusando por erros e, enfim, por desvios de dinheiro, corrupção, eu queria dizer que esse assunto a população está repudiando”.
Debate São Bernardo do Campo: Marcelo Lima e Alex Manente falam obras e apoios políticos
Segundo bloco – tema livre
Manente abriu o bloco questionando Marcelo sobre segurança pública.
Debate São Bernardo do Campo: Alex Manente pergunta a Marcelo Lima sobre segurança pública
“No nosso governo, vamos dobrar o efetivo de segurança pública e escolhi como vice uma policial militar, a sargento Jéssica Cormick, preparada e com 20 anos de experiência, fazendo segurança patrulhando São Bernardo. Nós vamos dobrar o número de viaturas, nós vamos criar São Bernardo 100% monitorada por câmeras para trazer segurança, tecnologia, para que a nossa cidade possa continuar avançando”, afirmou Marcelo.
Manente disse que ao adversário que “sua narrativa é muito boa, mas a prática é muito diferente. Nos 10 meses que você ficou como deputado federal, antes de ser cassado, você teve uma votação importante que você poderia sinalizar ao Brasil o que você pensa de combate à criminalidade e você votou contra o aumento de pena para Roubos e Furtos. Por que você não quer punir o bandido?”
Ao ser questionado novamente sobre uma medida cautelar que o impede de ser secretário do município, Marcelo respondeu com uma proposta voltada para jovens: “Quero falar do Conecta SBC. Você é morador, jovem profissional da Educação de São Bernardo do Campo, comigo para prefeito nós vamos ter o Conecta SBC. Você vai conhecer o mundo. Um programa para que a gente possa levar estudantes, profissionais de Educação para fazer intercâmbio pago pelo município e voltar para ensinar e capacitar aqueles jovens que aqui ficam. O jovem vai ter oportunidade de ter remuneração mais alta”.
Manente citou a Lei da Ficha Limpa, ao comentar que a situação do candidato do Podemos: “Além da ficha limpa precisa ser atualizado porque casos como corrupção estão dentro da Lei da Ficha Limpa, porque passou o processo eleitoral, a Justiça Eleitoral concede o registro, que você não tem ainda condenação em segunda instância. Inclusive, eu sou autor da PEC da Segunda Instância. Você não pode entrar nem na secretaria por uma decisão judicial, uma medida cautelar e você pediu recentemente, assinado pelos seus advogados, para cancelar essa determinação que já dura três anos, que foi quando você foi cassado como deputado federal”.
Marcelo Lima teve seu mandato como deputado federal cassado por infidelidade partidária em novembro de 2023.
“Eu não sou réu, sou ficha limpa. Eu não fui condenado nunca na minha vida. Eu não precisaria estar dando satisfação a você, eu preciso dar satisfação ao eleitor de São Bernardo do Campo. Eu não sou o réu e nunca fui condenado em nenhuma instância judicial”, respondeu Marcelo.
Considerações finais
Debate São Bernardo do Campo: Marcelo Lima faz suas considerações finais
Marcelo Lima: “Você, que é morador de São Bernardo do Campo, é com muito orgulho que eu venho aqui hoje agradecer a você que já me deu a vitória em primeiro turno. Muito obrigado, nós vamos continuar, ao contrário da candidatura que ataca, que é a candidatura do nosso adversário, nós vamos continuar levando propostas. Quem fala mal do outro não tem o que falar de si próprio e é dessa forma que eu vou continuar fazendo campanha, levando proposta, falando da minha pessoa, da minha equipe, do meu trabalho, do que eu já entreguei. Eu posso falar por horas de escritura, urbanização, canalização, Piscinão do Poço, viadutos, pavimentações novas. Eu posso falar aqui de tanta coisa que eu transformei a vida das pessoas para melhor e é dessa forma que nós vamos governar São Bernardo. Ao lado de você, meu amigo, com muita humildade, com muito amor, muita paixão por São Bernardo do Campo, que eu quero pedir o seu voto. Para a experiência, o trabalho que dá resultado dia 27, votar correto por São Bernardo, votar 20 é votar Marcelo Lima”.
Debate São Bernardo do Campo: Alex Manente faz suas considerações finais
Alex Manente: “Eu quero agradecer todos os eleitores que, durante todos esses anos da minha vida pública, confiam no nosso trabalho, confiam na nossa seriedade, na nossa honestidade, naquilo que é o dever de todo homem público. E eu quero agradecer a todos que me conduziram ao segundo turno e à oportunidade de debater aqui, trazer luz às informações que a população precisa para tomar a sua decisão de quem vai governar o nosso destino. E eu quero governar para pessoas como Mateus, que ontem, no Batistini, me abordou e falou: ‘Alex, eu sou cego, tentei falar com o prefeito e não consegui. E do mesmo jeito que eu não enxergo as pessoas, sinto que a prefeitura não me enxerga’. Nós vamos fazer um governo da inclusão, nós vamos fazer o governo das pessoas de bem, mais saúde digna, decente, um transporte com preço justo, uma educação de tempo integral para todas as crianças, para elas estarem preparadas para o futuro, gerar emprego de potencial para o futuro de São Bernardo. Vamos juntos para melhorar a vida das pessoas é 23, Alex Manente”.
Marcelo Lima (PODE) e Alex Manente (Cidadania) em debate do g1 com candidatos que disputam a Prefeitura de São Bernardo em segundo turno
Luiz Franco/g1
Quem é Marcelo Lima
Foi vereador da cidade por dois mandatos e, em 2022, foi eleito deputado federal pelo Solidariedade. Marcelo Lima Fernandes tem 41 anos e é formado em gestão pública.
Em 2008, com 25 anos, se candidatou pela primeira vez ao pleito de vereador na cidade. Marcelo Lima é ex-vice-prefeito de São Bernardo na chapa de Orlando Morando (PSDB) e ex-deputado estadual.
Quem é Alex Manente
Deputado estadual por dois mandatos em São Paulo, Alex Manente é formado em direito e foi vereador em São Bernardo aos 25 anos.
Em 2022, conquistou 196 mil votos e tornou-se deputado federal pela terceira vez. Ele já concorreu a prefeito de São Bernardo por três vezes, sendo derrotado em 2008, 2012 e 2016.
Alex Manente é autor da PEC 199/2019 que propõe a prisão após a condenação em segunda instância.

Mais Notícias