18 de outubro de 2024

Jovens do Baixo Amazonas participam de semana de inovação em busca de soluções sustentáveis para a região

A Unleash Amazônia é realizada em Manaus até o dia 19 de outubro com a participação de jovens dos nove estados da Amazônia legal. Jovens lideranças da região do Baixo Amazonas participando da semana de inovação Unleash Amazônia
Divulgação
Jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos e representantes de outros povos tradicionais da região do Baixo Amazonas participam da Semana de Inovação intitulada “Unleash Amazon” (Liberte a Amazônia), evento inédito no Brasil e na América Latina que reúne desde segunda-feira (14), em Manaus (AM), mais de 100 jovens da região Norte em busca de soluções para problemas enfrentados por territórios na Amazônia.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As propostas criadas durante o evento que encerre neste sábado (19), deverão ter como base os Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 e 16 (Proteção e responsabilidade ambiental), e 14 e 15 (Desenvolvimento econômico sustentável e bioeconomia), da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa tem como foco pessoas indígenas, quilombolas, ribeirinhas e de outros povos tradicionais, visando ressaltar suas vozes e conhecimentos.
Liliane Vieira da comunidade de Coroca Rio Arapiuns do projeto de Assentamento Agroextrativista PAE Lago Grande, comenta sobre a importância do evento para um modelo de Bioeconomia baseada nas práticas ancestrais das comunidades.
“Esse é um espaço que busca solucionar os problemas enfrentados na Amazônia, no contexto em especial de geração de renda com uma economia das comunidades amazônicas de acordo com suas realidades, com esse evento que acontece na América Latina onde estão muitos jovens com um único objetivo trazer soluções reais ao problemas dessa região”, observou.
O participante do município de Óbidos, Davi Silva, liderança do Quilombo Arapecu destaca que “é um privilégio estar participando do Unleash Amazônia pela primeira vez, ao unir vários conhecimentos para criar e inovar soluções para nosso território a Amazônia”.
A jovem Joerlane Mendes é quilombola do município de Oriximiná e uma das selecionadas para o processo de inovação. “A grande importância dessa semana de inovação é a diversidade de povos que estão aqui, isso faz com que esse evento fique ainda muito maior e que no final quem tem a ganhar seja as comunidades, os povos e comunidades tradicionais”, disse.
Elinete Frazão, também de Oriximiná e uma das jovens talentos da Unleash, é produtora cultural e tem buscado unir cultura com a preservação da floresta amazônica. “A troca de saberes, a troca de conhecimento entre os jovens, os facilitadores e especialistas ,mostram que essa interação traz riquezas importantes que vamos co criar durante essa semana, e sobre nós e sobre o nosso futuro, estamos conectados para construir e inovar e fazer projetos para mudar a vidas das pessoas”, pontuou.
Até sábado, os jovens dos 09 estados da Amazônia Legal vão participar de vários momentos para chegar a soluções reais a problemas de anos da região amazônica.
Ao final da experiência, os melhores projetos serão financiados para que possam ser desenvolvidos e implementados na sociedade.
A Unleash Amazônia, é uma organização Dinamarquesa, e que está reunindo jovens dos estados do Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins, neste programa de capacitação.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias