19 de outubro de 2024

Tudo o que você precisa saber antes de colocar próteses de silicone

Tipos e tamanho de prótese, se coloca atrás ou na frente do músculo são as principais dúvidas entre as pacientes que buscam por esta cirurgia. A mamoplastia de aumento tem como principal objetivo a colocação de próteses nas mamas, visando aumentar o volume para pacientes que se sentem insatisfeitas com mamas pequenas ou restaurar o volume em casos de perda de peso ou após a gravidez. Existem diferentes tipos de próteses e técnicas cirúrgicas disponíveis. O Dr. Kelson Kawamura, especialista em cirurgia plástica em Foz do Iguaçu, destaca que “o objetivo da cirurgia é proporcionar mamas harmoniosas com o corpo e promover uma melhora na autoestima da paciente”.
Por isso é fundamental que a paciente que decide colocar silicone nas mamas converse com seu cirurgião plástico de confiança para um alinhamento de expectativas e esclareça todos os fatores necessários para um resultado satisfatório, como o tamanho, o tipo de prótese, o material que será utilizado, o tipo de corte, além de informações sobre o pré e pós-operatório. Tudo para que a paciente faça um planejamento cirúrgico com segurança e que alcance o resultado almejado.

Divulgação
Tipos de próteses
As próteses de silicone podem ser classificadas de acordo com o formato, o perfil e a textura:
Os principais formatos são: a redonda, a prótese cônica e a anatômica (também chamada de gota). A prótese redonda é a mais utilizada, porque permite melhor contorno, deixa as mamas volumosas e mais levantadas. A prótese cônica é recomendada para mulheres com tórax estreito, que querem uma mama mais projetada para frente. E a prótese anatômica, que tem um formato de gota e é a que mais se parece com o formado de uma mama real, indicada para mulheres que querem reconstruir a mama após o tratamento de câncer de mama.
O perfil da prótese será definido pelo grau de projeção e pela largura da base. Os perfis mais comuns são:
Perfil baixo: possui uma base mais larga e uma projeção menor, sendo o mais indicado para reconstrução mamária.
Perfil moderado: tem uma base maior e uma projeção menor, sendo o mais indicado para pacientes que não desejam tanta firmeza mamária.
Perfil alto: tem uma base menor e uma projeção maior, deixando as mamas com um formato redondo e com o colo mais marcado.
Perfil super alto: possui uma base ainda menor do que o perfil alto, mais firmes e assim deixando as mamas ainda mais projetadas e firmes.

Divulgação
As próteses de silicone podem ser lisas, microtexturizadas, macrotexturizadas ou de poliuretano e a diferença entre elas está na textura, mas de maneira geral, as mais utilizadas são as micro e macrotexturizadas.
Tipos de incisão
São três tipos de incisões (ou cortes) realizados em uma cirurgia para a colocação da prótese de mama: axilar, através da axila; periareolar, entre a aréola e a pele; e a inframamária, uma pequena incisão no sulco abaixo das mamas.
Vou precisar trocar a prótese daqui alguns anos?
A resposta para esta pergunta é: depende!
Antigamente havia a recomendação que se trocasse as próteses a cada 10 anos, mas hoje em dia isso não é mais necessário e as trocas são realizadas caso tenha uma necessidade seja por questões estéticas ou funcionais, como por exemplo quando há enrijecimento dos seios, dor nas mamas, alterações estéticas, com o implante ficando visível, flacidez, em decorrência de oscilações de peso e gestação encapsulamento e contratura capsular, ou caso a paciente só queira mudar o tamanho da prótese mesmo.

Divulgação
Cuidados no pós-operatório
O comprometimento nos cuidados que serão tomados após a realização da cirurgia irá determinar se o resultado será satisfatório ou não. É fundamental tomar os cuidados indicados pelo médico no pós-operatório, que vão desde a alimentação, hidratação, não levantar os braços pelo período estipulado e usar um sutiã adequado para este tipo de cirurgia pelo tempo indicado, geralmente de 3 meses, tirando somente para tomar banho e para fazer as sessões de drenagem e outros tratamentos, quando indicados.
Gostaria de agendar uma consulta conosco?
Cirurgia Plástica Foz
Acompanhe nosso trabalho também através das redes sociais:
Dr. Kelson Kawamura
Responsável técnico Dr. Kelson Kawamura | CRM 32174 | RQE 24787
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Mais Notícias