19 de outubro de 2024

Caso Anic: defesa da filha de assassino confesso alegou veganismo e problemas psicológicos para ela ser solta

Maria Luiza e o irmão foram soltos e respondem em liberdade por acusação de extorsão mediante sequestro. Eles comemoraram com um bolo que dizia: ‘A liberdade cantou’. A defesa diz que não houve crime de sequestro porque Anic teria sido morta no mesmo dia, segundo a confissão do pai, Lourival Fadiga. Filha de Lourival Fadiga posta vídeo após sair da prisão
A defesa de Maria Luiza Vieira Fadiga, filha de Lourival Fadiga, que confessou ter matado a advogada Anic Peixoto Herdy na Região Serrana do RJ, alegou que a jovem é vegana, sofre de problemas psicológicos e que estava com emagrecimento extremo na cadeia ao pedir a soltura dela para a Justiça.
Maria e o irmão, Henrique Vieira Fadiga, saíram da prisão após a expedição dos alvarás de soltura obtidos pela defesa do pai. Os dois, que estavam presos por acusação de extorsão mediante sequestro, vão continuar respondendo às acusações, mas em liberdade.
No pedido de soltura, a defesa de Maria Luiza alegou que ela é vegana e que não estava tendo alimentação adequada no presídio. Além disso, os advogados citam emagrecimento extremo da ré e que ela estava pesando 40 kg, tendo desmaios e abatida.
Um laudo psiquiátrico foi apresentado argumentando que a jovem trata desde 2019 transtorno de ansiedade generalizada e depressão com medicação e que tem tendência à anorexia nervosa.
A defesa também diz que, segundo a confissão de Lourival, Anic foi morta no mesmo dia em que se encontrou com o amante e, sendo assim, não teria havido crime de sequestro – ao qual os filhos também são acusados.
Em relação ao dinheiro que os irmãos usaram, a defesa alega que a condição da família sempre foi abastada e com uso recorrente de dólar já que Lourival morou fora do Brasil e que não era de espanto dos filhos.
“Tentar sustentar tese de participação de Maria Luiza em um crime de sequestro, um sequestro que provadamente seria posterior a data da morte de Anic, decorrente de ação de Lourival, é mais que construir castelos na nuvem, é querer também, igualmente, construir mais suntuosos castelos nas nuvens e neles morar”, diz a defesa no pedido.
“A Liberdade cantou”, diz legenda em bolo após soltura dos filhos de Lourival
Reprodução
c
Nessa quarta-feira (16), Maria Luiza comemorou com um bolo a soltura.
“A liberdade cantou. A gente tá de volta. Quem sorriu na minha ida vai chorar na minha volta”, diz em um vídeo postado na rede social.
Uma foto mostra um bolo de duas figuras com roupas de presidiário e a legenda: “A liberdade cantou”. Henrique não aparece no vídeo porque, segundo a irmã, “está desmaiado no sofá” depois de uma bebedeira.
“Pra quem quer saber de mim, eu estou ótima. Só preciso retocar a minha raiz. E pra quem quer saber do meu irmão, ele não entrou em contato com ninguém porque ele tomou uma garrafa de whisky, vomitou e tá lá desmaiado no sofá.”
A jovem diz que continua sem celular, já que o aparelho foi apreendido pela polícia, e que contato com ela pode ser feito pelo Instagram.
Em outro registro postado nas redes sociais, dentro de um carro, os irmãos aparecem com a seguinte legenda: “Tamo na pista”.
O g1 tentou contato com a defesa dos irmãos, mas não obteve retorno.
Filhos de Lourival Fatiga, que confessou ter matado Anic Herdy, comemoraram nas redes após deixarem a prisão
Reprodução
O corpo de Anic foi encontrado na casa de Lourival em setembro, quase sete meses depois do desaparecimento dela ter sido registrado na 105ª DP (Petrópolis).
No dia 29 de fevereiro, o marido de Anic, Benjamin Cordeiro Herdy, de 78 anos — herdeiro de um grupo que administrou universidades no Rio de Janeiro —, recebeu uma mensagem alertando que a mulher estava sequestrada e só seria solta mediante um resgate de R$ 4,6 milhões.
A defesa de Lourival Correa Netto Fadiga afirmou que ele confessou ter matado Anic
Reprodução
O valor foi pago, mas Anic não apareceu. A defesa de Lourival afirma que Benjamin foi o mandante do crime. Os advogados que representam Benjamin negam as acusações.
Segundo as investigações da 105ª DP (Petrópolis) e a denúncia do Ministério Público, Henrique participou da compra dos dólares para o pagamento do resgate e recebeu pessoalmente parte das cédulas. As investigações apontam que ele também esteve com o pai e a irmã na concessionária para a compra de um veículo de luxo.
Já Maria Luiza Vieira Fadiga esteve na concessionária e colocou o veículo de luxo em seu nome. Segundo a Polícia Civil, ela lavou o dinheiro do crime usando uma loja de conserto de celulares, que começou as atividades logo após o sequestro.
Ela teria também assumido a negociação de 950 celulares, que foram adquiridos por Lourival, após a prisão do pai. Segundo a investigação, Maria Luiza manteve contato com o fornecedor paraguaio para recebimento dos aparelhos.
A defesa de Lourival sempre disse que, com a confissão do crime por Lourival, seus filhos deveriam deixar a prisão.
Família paga resgate de R$ 4,6 milhões e esposa de herdeiro do Rio segue desaparecida há quase 3 meses

Mais Notícias