20 de outubro de 2024

Leonardo Spiga Real (Republicanos) é reeleito prefeito de Tambaú após decisão do TRE

Após julgamento sobre contas de partido da coligação, também houve mudança de três vereadores eleitos para a a Câmara Municipal. Leonardo Spiga Real (Republicanos) foi reeleito prefeito de Tambaú
Arquivo pessoal
A Justiça Eleitoral aprovou a candidatura de Leonardo Teixeira Spiga Real (Republicanos) para a Prefeitura de Tambaú (SP) e, dessa forma, ele é considerado reeleito prefeito com 51,31% dos votos válidos.
A eleição de Leonardo Spiga Real estava sub judice após o registro da sua candidatura ter sido questionado em função de um processo de irregularidade do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), de um partido ao qual estava vinculado.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Segundo o processo, as contas do Cidadania, partido da coligação “Quem Ama Tambaú Faz Mais” , pela qual Leonardo concorreu, não havia feito a prestação de contas dentro do prazo legal.
A coligação foi considerada inapta pela Justiça Eleitoral de Santa Rita do Passa Quatro, mas recorreu em segunda instância.
Em julgamento realizado em 23 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) reformou a sentença e considerou a candidatura de Leonardo válida.
Embora a decisão em segunda instância tenha ocorrido antes da eleição municipal, realizada em 6 de outubro, a situação da candidatura de Leonardo só foi atualizada pelo Tribunal Superior Eleitoral na quinta-feira (17). O caso transitou em julgado e não cabe mais recurso.
Eleito com maioria dos votos
Resultado eleição 2024 em Tambaú
Reprodução TSE
Leonado Spiga Real recebeu 6.242 votos em 6 de outubro, o correspondente a 51,31% dos votos válidos.
O outro concorrente do pleito, Roni Astorfo (PSD), recebeu 5.924 votos. Os votos brancos e nulos somaram 641.
Mudança na Câmara
A liberação do DRAP também alterou o resultado das eleições para a Câmara Municipal. Três vereadores do PSDB, partido federado com o Cidadania, que tiveram votação expressiva e estavam com a eleição sub judice foram considerados eleitos e irão assumir cadeiras no legislativo de Tambaú.
Dessa forma, os vereadores eleitos em Tambaú são:
Nathan Celestino (PSDB) – 727 votos
Marcos Assistente Social (PDT) – 644 votos
Carlin Fogatti (PSDB) – 549 votos
Nequinha Souza (PSDB) – 524 votos
Nandão Viana (PRD) – 461 votos
Natália Galbere (PSD) – 388 votos
Iago Marsola (PSD) – 352 votos
Celsinho Martins (Republicanos) – 304 votos
Lúcio Ferreira (Avante) – 287 votos
Veja os vídeos da EPTV Central
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Mais Notícias