19 de outubro de 2024

Abílio Brunini promete mais médicos, melhorar trânsito e investir no esporte

O candidato à Prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), foi entrevistado durante o MT2, na TV Centro América. MT2 entrevista Abílio Brunini (PL)
Jardes Johnson/g1
Nesta sexta-feira (18), o MT2 entrevistou o candidato à Prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (PL). A entrevista teve duração de 12 minutos e foi transmitida pela TV Centro América e Globoplay.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Os dois candidatos que concorrem ao 2º turno foram entrevistados. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio em reunião com representantes das candidaturas.
As perguntas foram realizadas com base em uma nuvem de palavras no telão, onde o candidato e a apresentadora Gleyce Santos puderam escolher os temas a serem discutidos.
Saúde
O candidato foi questionado sobre o que pretende fazer para atrair mais médicos para atender a saúde pública de Cuiabá. Abílio disse desvios financeiros estão desmotivando os profissionais. Segundo ele, é necessário acabar com a corrupção e pagar os servidores em dia.
Trânsito
Abílio disse que Cuiabá não possui nenhum engenheiro de trânsito e pretende realizar concurso público para contratar profissionais que possam melhorar a fluidez no trânsito da capital.
“A falta de um profissional que faz o planejamento de mobilidade urbana traz diversos prejuízos. Cerca de 70% dos acidentes em Cuiabá se dá por falta de acidentes e isso também lota as UPAs”.
Vacinação
Ao ser questionado sobre a baixa procura por vacinação, o candidato afirmou que o que realmente baixou foi a oferta da vacina e que não existe baixa procura em Cuiabá. Ele alertou ainda, para os equipamentos quebradas em postos de saúde e falta de local adequado, que dificulta o acesso da população às vacinas.
Transporte público
O candidato foi questionado sobre a precariedade dos ônibus e faltas de linhas para atender a demanda da capital. Abílio afirmou que o transporte público de Cuiabá é mal planejado.
“O transporte público foi planejado pra deixar os ônibus lotados. A empresa é paga de acordo com o número de passageiros que passam na catraca. Fiscais são perseguidos dentro da Secretaria de de Mobilidade Urbana. Nós vamos remodelar o sistema de transporte público e pagar as empresas por km rodado”, disse.
Está reportagem está em atualização
Quem é Abílio Brunini
Abilio Jacques Brunini Moumer, tem 40 anos, nasceu em Cuiabá e é formado em arquitetura em urbanismo. Em 2016, foi eleito vereador de Cuiabá, pelo Partido Social Cristão (PSC) e em 2020, disputou a prefeitura de Cuiabá, pelo Podemos, vencendo o 1º turno.
No 2º turno foi derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos.
Veja entrevista do candidato Abílio Brunini ao g1
Já em 2022, foi eleito deputado federal. É casado com a empresária e designer de interiores Samantha Iris e pai de dois filhos. Abílio é membro da comissão de saúde e concorre pela segunda vez à Prefeitura de Cuiabá.
O candidato tem como vice a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo).

Mais Notícias