19 de outubro de 2024

Eleição polarizada em Fortaleza ‘reproduz’ disputa entre Lula e Bolsonaro em 2022, diz diretor da Quaest

A primeira pesquisa Quaest para o segundo turno das eleições para a capital foi divulgada nesta sexta-feira (18). Estudo mostra André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) numericamente empatados com 43% das intenções de voto cada. Evandro Leitão e André Fernandes concorrem à Prefeitura de Fortaleza
SVM
A disputa para a prefeitura de Fortaleza segue acirrada. A primeira pesquisa Quaest para o segundo turno das eleições em Fortaleza, divulgada nesta sexta-feira (18), mostra André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) numericamente empatados, ambos com 43% das intenções. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Para o diretor da Quaest, Felipe Nunes, o acirramento “reproduz” a disputa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro em 2022.
Eleição polarizada em Fortaleza ‘reproduz’ disputa entre Lula e Bolsonaro em 2020
LEIA MAIS:
Quaest em Fortaleza, 2º turno: André Fernandes e Evandro Leitão estão empatados com 43%
Quaest: eleitor considera André mais carismático e inovador; Evandro mais experiente e preocupado com os pobres
Segundo Felipe Nunes, na capital cearense ocorre uma reprodução do que aconteceu na disputa presidencial de 2022. Homens com renda alta e evangélicos estão do lado de André Fernandes, apoiado por Bolsonaro; enquanto mulheres com renda baixa e católicos preferem Evandro Leitão, candidato de Lula em Fortaleza.
“Existem duas formas de viver isso. A primeira, quando a gente olha para a divisão por segmentos do eleitorado, é impressionante. Em Fortaleza a gente tem uma reprodução da divisão nacional de 2022, porque homens renda alta, evangélicos tendem a votar mais em André Fernandes, enquanto mulheres renda baixa, católicos tendem a votar mais em Evandro Leitão, ou seja, uma configuração idêntica a que a gente viu em 2022”, explicou o especialista.
2º TURNO EM FORTALEZA: Veja os dados completos dos levantamentos feitos pelos institutos Quaest e Datafolha
Apoio de representantes nacionais
Lula (PT) e Bolsonaro (PL)
Wilton Junior/Estadão Conteúdo e Adriano Machado/File Photo
Felipe Nunes traça ainda que o eleitor de André Fernandes sabe da ligação do candidato do Partido Liberal (PL) com Jair Bolsonaro. E também o laço de Lula com Evandro Leitão.
“Muita gente acompanha a eleição dos eleitores de fortaleza, sabem que o Bolsonaro apoia o André Fernandes. Olha como todo mundo está informado sobre isso. E 90% de quem votou no Bolsonaro está votando no André Fernandes, mostrando aí uma associação muito forte”.
“Do outro lado, 95%, quase todo mundo da cidade, sabe que o Lula apoia o Evandro Leitão, mas apenas 75% de quem votou no Lula está votando no Evandro Leitão, o que significa que do lado Bolsonaro e esta associação é forte, do lado petista, a associação está um pouco mais fraca, esse é um dos elementos que explicam essa dinâmica política nesse momento e esse empate, né, tão acirrado, polarizado na eleição de Fortaleza”, finaliza.
Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:

Mais Notícias