19 de outubro de 2024

Latrocínio, corpos abandonados em vias: semana violenta tem pelo menos 12 mortes em Salvador e Região Metropolitana

População sofre as consequências, com o desvio do transporte público. Secretaria de Segurança Pública diz que reforça combate às facções criminosas. Violência na Bahia
Reprodução/TV Bahia
Pelo menos 12 pessoas foram assassinadas nos últimos sete dias em Salvador e cidades da Região Metropolitana (RMS). São casos de latrocínio, como a tentativa de assalto que tirou a vida de um adolescente de 17 anos, de ataques, como o da mulher que foi esfaqueada nas proximidades da Feira de São Joaquim, e até corpo abandonado em lixeira.
As consequências disso são sentidas pela população: trechos de quatro bairros — IAPI, Pernambués, Bairro da Paz e São Gonçalo do Retiro — ficaram sem ônibus ao longo da semana. Até a tarde de quinta-feira (17), os veículos desviavam o trajeto para evitar a entrada em áreas dominadas por facções criminosas.
O atendimento do transporte público já foi normalizado, mas a sensação de insegurança persiste diante dos episódios recorrentes de violência urbana.
Bahia registra mais de 2,2 mil mortes violentas nos primeiros seis meses de 2024
Na Bahia, 113 cidades não registram mortes violentas no primeiro semestre de 2024; veja lista por região
Estresse, conflitos e casos de polícia: transporte por aplicativo é arena para episódios de violência
Procurada pelo g1 na tarde de sexta (18), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) disse que o combate às facções é prioridade das Forças Policiais Estaduais e Federais. Como exemplo, a pasta informou que 14 integrantes de facções foram localizados nas últimas 72 horas, em ações de inteligência e repressão qualificada.
Entre os criminosos alcançados, cinco são suspeitos de participar da ação do abandono de seis corpos na Região Metropolitana. As vítimas seriam rivais deles.
Esse grupo foi morto em confronto com a polícia na última quarta (16), na cidade de Candeias.
Em nota ao g1, a SSP aponta ainda que 86 líderes de grupos criminosos envolvidos com tráfico de drogas, homicídios e outros crimes foram alcançados ao longo deste ano. A pasta também divulgou o número recorde de 64 fuzis encontrados, mais de 4,5 mil armas de fogo retiradas das ruas e cerca de oito toneladas de drogas.
Relembre abaixo os episódios de violência registrados ao longo da semana:
Produtor de eventos morto a tiros
O produtor de evento João Vitor Silva de Matos, de 30 anos, foi morto a tiros no último domingo (13). Ele foi atingido na Avenida Beira Mar, no bairro da Ribeira, em Salvador.
João Vitor Silva de Matos morreu após ser baleado em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
De acordo com testemunhas, o homem foi baleado quando estava em frente ao espaço onde aconteceria a festa “Roda de Samba do Virote”. Ele foi um dos organizadores do evento e havia saído do local apenas para atender um telefonema.
O assassinato é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os suspeitos de cometer o crime fugiram.
Mulheres mortas na Cidade Baixa
Uma mulher morreu após ser atingida por facadas na madrugada de segunda (14), no final de linha do bairro da Calçada, na região da Cidade Baixa, em Salvador. Girlene Miranda Ferreira, de 40 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu.
Girlene Miranda morreu após ser agredida com facadas em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
Testemunhas contaram que ela discutiu com um homem na Feira de São Joaquim e entrou em luta corporal com ele, tendo apanhado bastante. Depois, Girlene foi encontrada com marcas de facadas.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o que motivou a briga e quem foi a pessoa que atingiu a vítima.
Na mesma madrugada, outra mulher foi morta com golpes de pau e pedras no final da linha da Calçada. Essa segunda vítima não foi identificada.
Até o momento, a Polícia Civil não confirmou se os casos têm relação. O crime é investigado pelo DHPP.
Latrocínio contra aluno do CPM
Um estudante do Colégio da Polícia Militar (CPM) foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto no bairro do Uruguai, na noite de segunda (14). João Vitor Santos da Silva, de 17 anos, estava na porta de casa quando foi abordado por dois homens.
Adolescente de 17 anos é morto durante tentativa de assalto em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
Os suspeitos chegaram ao local de motocicleta, anunciaram o assalto e fugiram após atirar no adolescente. Não foi confirmado se a vítima reagiu. Ele foi socorrido pela família, mas não resistiu aos ferimentos.
Jovem morto em ação policial
Um jovem de 18 anos foi morto a tiros na localidade da Rocinha, no bairro do IAPI, em Salvador, na noite de terça-feira (15). A Polícia Militar informou que o caso ocorreu após confronto entre homens armados e equipes da corporação. A família e moradores, no entanto, negam essa versão.
Alex Silton foi morto a tiros durante ação policial em Salvador
Redes sociais
Segundo a família de Alex Silton de Oliveira, ele estava na rua onde morava, por volta das 18h, quando os policiais chegaram na localidade e dispararam contra o jovem, que foi atingido por três tiros na cabeça. Em nota, a PM disse que a ação policial que culminou na morte foi registrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e será investigada.
Quatro corpos encontrados em Salvador
O corpo de um homem morto a tiros foi encontrado dentro de uma lixeira na quarta-feira (16), no bairro do Barbalho, em Salvador. Foi o segundo caso do tipo registrado na capital em nove dias.
Segundo a Polícia Militar, ele foi deixado na Rua São João de Baixo. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram ao local e fizeram a perícia, mas a vítima não estava com documentos de identificação.
No mesmo dia, o corpo de outro homem foi encontrado nas proximidades de um colégio na Travessa Guanabara, no bairro de Tancredo Neves. A ocorrência foi registrada por uma equipe da 23ª CIPM (Tancredo Neves).
A vítima, que ainda não foi identificada, foi atingida com disparos de arma de fogo. O crime é apurado pela 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central).
Já no bairro de Fazenda Grande IV, duas mulheres foram encontradas mortas em uma região de mata na Rua Jerusalém. Policiais do 22º batalhão confirmaram a ocorrência e a Delegacia de Homicídios (DH/Central) apura autoria e motivação do crime.
Triplo homicídio em Camaçari
Ainda na segunda, três homens foram encontrados mortos na Via Parafuso, em Camaçari. Diferentes equipes da PM registraram as mortes.
Um corpo foi localizado por agentes da 81ª Companhia Independente (CIPM/Itinga), acionados pelo Cicom. A vítima estava caída ao solo, com marcas de armas de fogo.
Os outros dois corpos foram localizados por agentes da 22ª CIPM, também acionados pelo Cicom. Do mesmo modo, as vítimas foram alvo de disparos de arma de fogo.
Em nota, a Polícia Civil disse que a 22ª Delegacia Territorial de Simões Filho investiga o triplo homicídio. Diligências são feitas para identificar as vítimas, autoria e motivação dos crimes.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias