8 de janeiro de 2025

Segurança na Cirurgia Plástica e a busca excessiva pelo corpo perfeito

Conscientizar as pessoas sobre a importância de ter responsabilidade na escolha por mudanças por meio das cirurgias plástica se mostra cada vez mais essencial
Crédito: Silvi Fotografia
A busca pelo corpo perfeito tem aumentado nos últimos anos muito devido à exposição nas redes sociais e a intensa pressão midiática em se atingir um padrão de beleza que, na verdade, é inalcançável, começando pelo fato que a consideração do que é bonito é subjetiva e cada pessoa tem uma visão e uma opinião sobre isso.
No Brasil, a procura pela Cirurgia Plástica sempre foi grande, porém, é notório o crescimento recente e que atinge cada vez mais pessoas jovens que não se enquadram dentro daquilo que lhes é imposto em relação ao corpo ideal.
Ir em busca de uma transformação, de mudar algo que está incomodando, que afeta a autoestima ou até mesmo tem efeito sobre a saúde física e mental é totalmente válido, o problema é quando se torna uma obsessão e extrapola limites.
O Dr. Nelson Letizio, cirurgião plástico com mais de 30 anos de experiência, conta-nos que entender os objetivos do paciente, conversar e ter bom senso são pontos importantes para se conscientizar em relação aos exageros.
“Ouvir as necessidades e os anseios da paciente desde a primeira consulta é extremamente importante porque somente a partir disso será possível ter um norte e, com estas informações, conseguiremos alinhar as expectativas e dar os direcionamentos de maneira específica, pois cada pessoa possui individualidades que precisam ser levadas em consideração neste momento de mudanças”.
As consequência de se realizar intervenções cirúrgicas que vão além do que é recomendado podem ser extremamente prejudiciais ao paciente ao longo do tempo. É preciso também contar com um acompanhamento psicológico e cada vez mais prezar pela conscientização da importância de não ceder à pressão estética, mas sim focar em se sentir bem e desenvolver um processo de aceitação.
Sentir-se seguro em relação à decisão de passar por uma cirurgia plástica começa pela escolha do profissional que a executará, que precisa estar regularizado no SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), ter boas referências e ser transparente ao passar as informações necessárias desde a primeira consulta.
“A equipe médica precisa ser profissional e altamente qualificada. O paciente precisa ter total segurança no cirurgião, que tem o dever de ser transparente e verdadeiro nas informações transmitidas. A conexão médico/paciente precisa estar alinhada para que todos os processos corram em segurança com foco nos resultados”.
Feita a escolha do cirurgião, o primeiro contato será para falar sobre os desejos, necessidades e expectativas em relação aos resultados que serão obtidos com os procedimentos realizados, tendo isso alinhado será possível prosseguir com as demais análises das condições de saúde para que cada fase deste processo ocorra de maneira segura e com foco no bem-estar do paciente.
Dr. Nelson Letizio – CRM 39.108

Mais Notícias