19 de outubro de 2024

Casal de sabiá-barranco constrói ninho em semáforo de pedestres em Indaiatuba, SP

TG relembra histórias curiosas dos lugares mais inusitados usados pela espécie para criar os filhotes. Sabiá-barranco constrói ninho em semáforo de pedestres no centro de Indaiatuba (SP)
Rubens Galdino
No coração da cidade, onde a agitação é constante, a natureza encontra seu espaço. O sabiá-barranco, uma ave comum no Brasil, se reproduz de agosto a dezembro e, com sua adaptabilidade, frequentemente constrói seus ninhos em varandas, jardins e até em locais inesperados.
Recentemente, o programa Terra da Gente recebeu vídeos de um casal de sabiá-barranco que decidiu fazer seu ninho na base de um semáforo para pedestres em um movimentado cruzamento no centro de Indaiatuba (SP). O flagrante foi registrado pelo observador de aves e amante da natureza, Marcos Paula Leite.
“Eu estava passando pela rua quando vi dois sabiás pousados no sinal. Quando o farol fechou, me aproximei rapidamente e percebi que havia um ninho. Fiz algumas fotos com o celular e, ao chegar em casa, percebi que já tinha até um filhote”, conta Marcos.
Apesar de estar no meio da movimentação urbana, ninho permanece discreto e quase invisível para quem passa apressado
Marcos Paula Leite
Nossa equipe visitou o local e encontrou três filhotes sendo alimentados pelos pais. O ninho foi construído com materiais disponíveis na cidade, como gravetos, pedaços de cabos e fios de cabelo.
Apesar de estar no meio da movimentação urbana, o ninho permanece discreto, quase invisível para os que passam apressados. Para apreciar a beleza da natureza, é preciso desacelerar e observar com atenção.
Joaquim João dos Santos, um vendedor de sucos que está sempre na esquina do cruzamento, teve a sorte de testemunhar todo o processo de construção do ninho. Ele se tornou um verdadeiro espectador da vida selvagem urbana, admirando a dedicação do casal de sabiás em meio à agitação do dia a dia.
Sabiá-barranco se acostuma com ambientes criados pela ação humana, como jardins, pomares e áreas urbanas bem arborizadas
Rubens Galdino
“Tem ser humano que não tem essa atitude. É de se admirar, o pai e a mãe se revezam o dia inteiro cuidando, protegendo e alimentando os três filhotes”, afirma Joaquim.
Segundo o observador Marcos Leite, a luz do semáforo, que alterna entre verde e vermelho, começou a intrigá-lo. Ele se preocupava se essa exposição constante poderia representar um risco para o ninho.
Ninho foi construído com materiais disponíveis na cidade, como gravetos, pedaços de cabos e fios de cabelo
Rubens Galdino
Ele comentou então com outros amigos, como Rubens Galdino, morador de Indaiatuba e também observador de aves, que foi visitar o ninho à noite e percebeu que toda vez que a luz acendia, os filhotes se levantavam como se fossem receber alimento.
“O sabiá é uma espécie bastante adaptada ao ambiente urbano, mas ninho em semáforo, com a luz piscando dia e noite, é algo para refletirmos”, pondera Rubens.
Na segunda visita do Terra da Gente, os filhotes de sabiá-barranco já estavam maiores e mais ousados, cheios de energia e batendo as asas como se estivessem prontos para explorar o céu. E, em pouco tempo, o momento tão aguardado chegou: os três filhotes deixaram o ninho, prontos para iniciar sua jornada pelo mundo.
O sabiá-barranco é o sabiá mais comum do interior do Brasil, especialmente em regiões de cerrado
Rubens Galdino
Esse desfecho é um lindo lembrete de como a natureza se renova e se transforma, mesmo em meio à correria da vida urbana. Que a coragem e a liberdade desses pequenos sabiás inspirem a todos nós a prestar mais atenção à beleza que nos cerca e a sempre buscar novos horizontes.
Ninhos inusitados
O Terra da Gente já mostrou ninhos de sabiá-barranco nos lugares mais inusitados possíveis. Entre os locais onde foram encontrados, destacam-se um banheiro de parque urbano e outro de cemitério, um escritório e até uma escola. Essas histórias mostram como essa ave se adapta e encontra espaço em meio à vida urbana.
Observador de aves registra ninho de sabiá-barranco em banheiro do Jardim Botânico de SP
Em 2022, o biólogo e fotógrafo de vida selvagem, Leonardo Casadei, visitou o Jardim Botânico em busca de um ninho de pica-pau-de-banda-branca, que havia sido feito em um oco de uma árvore morta. Durante a visita, encontrou um amigo observador que o surpreendeu com uma história: um casal de sabiás-barranco havia construído seu ninho dentro de um banheiro.
Intrigado, Leonardo correu até o local para fotografar a cena. O ninho estava situado em um dos banheiros públicos femininos do parque, posicionado na mureta que separa as duas cabines com sanitários.
Coveiro cria “engenhoca” para filmar ninho de sabiá
Pode parecer estranho, mas um casal de sabiás-barranco escolheu o banheiro feminino de um cemitério em Terra Roxa, no interior de São Paulo, como o lugar ideal para construir seu ninho e criar os filhotes.
Luiz Fernando, funcionário responsável pelo cemitério, acompanhou todo o processo, desde a postura dos ovos até o nascimento das aves. Com o passar do tempo, ele percebeu que o ninho também abrigava um filhote de chupim, tornando a situação ainda mais interessante.
Ninho de sabiá muda rotina em escola pública de Campinas
Dentro dos portões de uma escola pública na periferia de Campinas, cerca de 500 crianças, de 5 a 10 anos, foram surpreendidas com lições da natureza.
Sabiá faz ninho na janela de sala de aula e muda rotina de escola estadual
Edvaldo de Souza/TG
Foi lá que um casal de sabiá-barranco construiu seu ninho no parapeito da janela da sala do 2º ano do Ensino Fundamental. A vida das aves foi monitorada e acompanhada a cada retorno ao ninho, e os alunos registraram suas observações em cadernos, cartazes e murais.
Sabiá-barranco monta ninho em escritório e muda rotina de funcionárias
Um ninho de sabiá-barranco, construído em um escritório de Campinas (SP), surpreendeu as funcionárias do local. Isabel Cristina foi quem percebeu a presença do ninho após um final de semana.
A ave havia se instalado em cima de um galão de água na copa e montou o ninho em apenas três dias. Para não incomodar o sabiá, as funcionárias decidiram substituir o galão por um balde, e a estratégia deu certo.
Sabiá-barranco constrói ninho em escritório e é acompanhado de perto
Toni Mendes/ TG
Em geral, a fêmea choca de 2 a 4 ovos por gestação. No escritório de Campinas, a fêmea colocou três ovos, que foram monitorados e registrados por Isabel. Os filhotes, ao nascerem, mudaram a rotina das funcionárias, trazendo um toque especial ao ambiente de trabalho.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Mais Notícias