20 de outubro de 2024

Neurocirurgião Erik Jennings lança segunda edição de ‘Paradô’, relatando experiências médicas na Amazônia

Livro revela experiências médicas na Amazônia e o encontro entre ciência e cultura indígena Com mais de 100 páginas, o livro apresenta uma série de relatos que retratam os desafios e as conquistas do atendimento médico em áreas remotas da Amazônia
Jones Maia/ TV Tapajós
Em Santarém, oeste do Pará, o neurocirurgião Erik Jennings lançou, na noite de sexta-feira (18), no Centro Recreativo, a segunda edição do livro “Paradô”. A obra, que já havia conquistado leitores desde sua primeira edição em 2016, traz novas histórias e vivências do médico em seu trabalho com comunidades ribeirinhas e tribos indígenas na imensidão amazônica.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Cercado de amigos, pacientes e admiradores, Jennings autografou exemplares da obra, compartilhando momentos de sua trajetória que mesclam a prática da neurocirurgia com uma profunda imersão na cultura dos povos da floresta. “Paradô”, termo de origem tupi que significa “reunião” na língua dos Zo’é, uma das tribos com as quais o médico interagiu, reflete o espírito de encontro e troca que permeia seu trabalho e sua escrita.
Com mais de 100 páginas, o livro apresenta uma série de relatos que retratam os desafios e as conquistas do atendimento médico em áreas remotas da Amazônia.
Jennings relata nas páginas do livro, episódios marcantes, desde o atendimento emergencial em aldeias isoladas até o aprendizado cultural que adquire ao longo de suas jornadas. Entre os Zo’é, uma das tribos retratadas em sua obra, o médico teve a oportunidade de participar de rituais, compartilhar saberes e entender a forma como esse povo vê o mundo e a saúde. entre mundos aparentemente distantes.
A narrativa mostra os desafios de levar atendimento médico moderno a locais onde poucos profissionais conseguem chegar.
O livro ainda conta com novas histórias inéditas e experiências enriquecedoras que marcaram a atuação de Jennings na região, consolidando-o como um dos principais interlocutores entre a medicina moderna e as tradições indígenas do Brasil. (Assista ao vídeo abaixo)
Realizado o lançamento do livro ‘Paradô’ em Santarém
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias