20 de outubro de 2024

Temporal em Goiânia provoca deslizamento, deixa carros ilhados e ruas alagadas; chuva deve continuar no fim de semana

Nas imagens é possível ver que a água cobriu boa parte dos pneus dos carros. Uma moradora teve a casa invadida por uma enxurrada de lama, depois que a terra de uma obra deslizou com a chuva. Uma forte chuva atingiu Goiânia na madrugada deste sábado (19) e causou transtornos em diversos pontos da capital. Em vídeos feitos pela população é possível ver ruas alagadas e carros ilhados (assista acima). Por conta do temporal, a terra de uma obra deslizou e invadiu uma casa, deixando móveis e roupas irrecuperáveis. As chuvas devem continuar; veja previsão abaixo.
Com a chuva durante a madrugada, a rua VF-96, no bairro Vila Finsocial, ficou alagada e deixou carros ilhados. Moradores disseram à TV Anhanguera que um córrego próximo transbordou com a chuva. Os motoristas tentaram atravessar, mas não conseguiram. Nas imagens é possível ver que a água cobriu boa parte dos pneus dos carros.
No setor Urias Magalhães a situação foi parecida. Uma moradora acordou e ao olhar a rua percebeu que ela estava completamente alagada, impedindo que as pessoas saíssem de casa.
Deslizamento
Mas o caso mais grave aconteceu no residencial Recanto do Bosque, onde a terra usada em uma obra foi arrastada pela força da chuva, derrubou o muro de uma casa e destruiu móveis e eletrodomésticos. Para se ter noção da quantidade de lama que invadiu a propriedade, a piscina de 1,60 metro de profundidade ficou toda coberta de lama.
A dona da casa, que não quis se identificar, contou que estava com amigos quando o muro caiu no meio da madrugada. Ela disse que está muito abalada, pois o barro subiu cerca de 50 centímetros e destruiu muitos móveis, eletrodomésticos e roupas. Um prejuízo que além de financeiro, também é emocional.
“Foi um estalo, tipo um trovão. Eu só olhei e veio desabando, tipo uma enchente. E aí invadiu, saiu me arrastando”, disse a dona da casa à TV Anhanguera.
Um homem que também estava na casa quando tudo aconteceu contou que eles ficaram presos e se machucaram nos escombros. “Eu corri uma vez, veio tijolo e me derrubou. Corri de novo, a segunda vez pegou na minha canela, aí eu caí de novo. E eu ia me afogando na lama, sem entender o que estava acontecendo. A gente tem que dar graças a Deus de estar vivo”, afirmou.
O g1 não conseguiu identificar os responsáveis pela obra até a última atualização da reportagem. A casa precisou ser interditada pela Defesa Civil e os moradores procuraram abrigo com familiares.
Chuva vai continuar
As chuvas devem continuar em Goiás e em Goiânia nos próximos dias, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Para a capital, a estimativa do Cimehgo é de chuva isolada de 20 milímetros para sábado (19) e 15 milímetros para o domingo (20). Com isso, o gerente do Cimehgo, André Amorim, afirma que deve haver quedas de temperaturas de até 5ºC.
“As chuvas são os melhores reguladores de temperatura que nós temos. Não existe outro igual. Então, ao invés de estarmos em um clima muito quente, teremos um recuo nas temperaturas, que não ficarão muito elevadas”, prevê André.
Há possibilidade de chuvas fortes com ventania no estado. O especialista esclarece que este é um período de transição de quedas de temperatura, com a chegada das chuvas.
“A previsão é de tempestades, porque apesar de estar chovendo ainda está quente, não é aquele calorão, mas ainda temos um tempo abafado. Não estamos definitivamente no período chuvoso, mas estamos caminhando para isso, com essas primeiras chuvas registradas”, ressalta.

Mais Notícias