20 de outubro de 2024

Quaest em Belém: Igor tem 51%; e Eder Mauro (PL), 33%

Levantamento para pesquisa estimulada foi feito entre 16 e 18 de outubro; margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Veja dados completos. Igor Normando (MDB), Eder Mauro (PL).
Reprodução
Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (19) da disputa no segundo turno das Eleições para prefeito de Belém mostra que o candidato Igor Normando (MDB) tem 51% das intenções de voto, e e Delegado Eder Mauro (PL), 33%, na pesquisa estimulada.
A Quaest, contratada pela TV Liberal, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PA-03455/2024.
No grupo de eleitores que votou no atual prefeito, Edmilson Rodrigues (Psol), no primeiro turno, 66% agora declaram voto em Igor, contra 14% que escolhem Eder Mauro. No eleitorado de Thiago Araújo (Republicanos),49% migraram para o candidato do PL, enquanto 36% indicam preferir o candidato do MDB.
LEIA TAMBÉM:
Página especial de pesquisas eleitorais de Belém
JOGO ELEITORAL: Descubra com qual candidato do 2º turno você mais se identifica em Belém
Igor lidera entre:
mulheres e homens;
Quem tem 16 e 34, 35 a 59 anos, e 60 anos ou mais;
Quem tem ensino fundamental; médio (completo ou incompleto); e ensino superior
Quem ganha até três salários mínimos; quem ganha entre três e sete salários mínimos; entre os que ganham sete salários mínimos.
Católicos e outras, ou que não tem religião;
e eleitores de Lula (PT) no 2º turno de 2022
Eder Mauro lidera entre:
eleitores de Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno de 2022
Há empate técnico entre os dois, considerando a margem de erro, entre:
Quem é evangélico, com 45% de votos desses eleitores a Eder Mauro e 43% de votos para Igor
Pesquisa estimulada
O levantamento mostrou a intenção de voto estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista. Os votos são totais, ou seja, brancos, nulos e indecisos não são excluídos da pesquisa.
Igor Normando (MDB): 51%.
Delegado Eder Mauro (PL): 33%
Indecisos: 6%
Branco, nulo ou não vai votar: 10%
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Pesquisa espontânea
A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Veja abaixo os resultados das intenções de voto.
Igor Normando (MDB): 47% Considerando a margem de erro, tem entre 44% e 50%.
Delegado Eder Mauro (PL): 29%. Considerando a margem de erro, tem entre 26% e 32%.
Indecisos: 21%. Com a margem de erro, o percentual de indecisos pode ser entre 18% e 24%
Branco/Nulo/Não vai votar: 3%
Decisão de voto
Na análise de decisão do voto, quando o entrevistado é perguntado se a escolha apontada no cenário estimulado é definitiva ou ainda pode mudar, 81% dos eleitores dizem que a escolha de voto é definitiva, enquanto 18% dizem que a escolha poderia mudar, e 1% não soube ou quis responder.
Entre eleitores de Igor (MDB), 84% dizem que a escolha é definitiva, 15% dizem que a escolha pode mudar e 1% não soube ou quis responder. O mesmo entre eleitores de Delegado Eder Mauro (PL): 84% dizem que a escolha é definitiva, enquanto para 15% a escolha pode mudar e 1% não soube ou quis responder.
Conhecimento e imagem dos candidatos
Na análise de conhecimento e imagem, quando os eleitores são perguntados se conhecem cada um dos candidatos, e se têm uma imagem positiva ou negativa, 55% dizem que têm uma imagem positiva de Igor (MDB), enquanto 18% têm uma imagem negativa, 21% afirmam não conhecê-lo, e 6% não souberam ou quiseram responder.
Em relação ao Delegado Eder Mauro (PL), 43% dizem que têm uma imagem positiva do candidato, enquanto 40% têm uma imagem negativa, 12% não o conhecem, e 5% não souberam ou quiseram responder.
Medo
A Quaest pesquisou os eleitores sobre o sentimento em relação à eleição, questionando: “O quevocê diria que te dá mais medo hoje?”:
50% dos eleitores disseram que dá mais medo eleger Eder Mauro
28% disseram que eleger Igor Normando dá mais medo
4% os dois
11% Nenhum dos dois
7% nao sabem/não responderam
VEJA MAIS: Quest em Belém – Confira quem são os mais bem avaliados por sexo, escolaridade religião e idade
MAIS VÍDEOS com notícias do Pará:
Veja outras notícias do estado no g1 Pará

Mais Notícias