8 de janeiro de 2025

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue para mais 154 cidades

Segundo a pasta, redistribuição das doses começa a partir da nota técnica que será publicada nesta quarta (27). Expectativa é que a vacinação comece até a semana que vem. O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, visto através de microscópio eletrônico na Fiocruz Pernambuco, no Recife.
AP Photo/Felipe Dana
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) que mais 154 municípios receberão a vacina contra a dengue (veja abaixo).
Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde, explicou que as doses não serão tiradas dos estados que já receberam a vacina. Os estados serão responsáveis pela distribuição e vão remanejar os imunizantes dentro de uma lista de municípios.
A pasta não sabe precisar quando as doses chegarão nessas novas cidades, já que isso depende da logística. “A redistribuição das doses começa a partir da nota técnica que será publicada hoje. A gente espera que até semana que vem comece a vacinação, mas não dá pra precisar por conta dos desafios logísticos de cada local”, informou Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Ampliação da vacinação contra a dengue
Reprodução/Ministério da Saúde
Na primeira etapa, 521 cidades foram selecionadas para aplicar o imunizante, de 16 estados e o Distrito Federal. Na ocasião, o ministério determinou que fossem incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2.
Segundo o Ministério da Saúde, 1.235.119 doses já foram distribuídas aos estados e DF desde o início da vacinação. Deste quantitativo, 534.631 foram registradas e 700.488 não foram. Ainda de acordo com a pasta, de todos os municípios que receberam doses, 13 cidades ainda não enviaram os dados para o governo.
Doses enviadas aos estados e DF
Reprodução/Ministério da Saúde
O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.
Mais de 2 milhões de casos
O país já registrou mais de 2 milhões de casos de dengue em 2024, o maior número registrado em toda a série histórica, que é feita desde 2000. O recorde anterior da doença havia sido batido em 2015, quando foram contabilizados 1.688.688 casos.
Segundo o Painel de Arboviroses, atualizado nesta terça-feira (26), o país tem 2.321.050 casos (prováveis e confirmados) de dengue e 831 mortes confirmadas pela doença até a semana 12.
🚨 Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa da pasta é a de que o país registre, neste ano, 4,2 milhões de casos.
Como saber se você está com dengue e se é grave

Mais Notícias