21 de outubro de 2024

Oktoberfest 2024 reforça consumo consciente de água, resíduos e energia elétrica

Em outubro, Blumenau fica um pouquinho mais alemã e bem mais festeira. De olho em todo esse consumo, a organização da festa está em busca de mudanças. Oktoberfest 2024
reprodução/TV Globo
Em Santa Catarina, a Oktoberfest 2024 promete ser mais sustentável, com consumo consciente de água e energia elétrica.
Em outubro, Blumenau fica um pouquinho mais alemã e bem mais festeira. Na Vila Germânica, palco da Oktoberfest, haja energia. Literalmente!
Os portões da Vila ficam abertos das 11h até o começo da madrugada. A energia elétrica consumida durante os 19 dias de festa é suficiente para abastecer uma cidade de 4 mil habitantes, por um mês inteiro. A conta de luz deste mês? Vai ser algo em torno dos R$ 300 mil.
De olho em todo esse consumo, a organização da festa está em busca de mudanças.
“Basta vir aqui ao Parque Vila Germânica pra ver tudo isso ligado e a gente quer, é claro, uma economia, uma economia clara. Isso é dinheiro que volta para dentro da cidade e minimiza os impactos ambientais decorrentes disso”, conta Marcelo Greuel, secretário de Turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica.
O sistema elétrico ganhou sensores que monitoram cada kilowatt gasto. Uma falha foi identificada já nos primeiros dias: aparelhos de ar-condicionado ligados mesmo com os pavilhões vazios. Logo, o problema foi resolvido.
Os dados coletados vão para uma empresa especializada em soluções ambientais, que vai analisar o consumo e sugerir formas de economizar nas próximas edições.
“E através dessa análise, estudar junto com os especialistas os pontos de melhoria, seja ela troca de equipamentos por mais eficientes, seja a substituição da iluminação por LED ou a instalação de energia fotovoltaica”, destaca Leandro Niehues, gerente técnico industrial.
Um painel mostra informações sobre a energia consumida na festa.
“Esse tema da sustentabilidade, principalmente numa festa tão grande como essa, eu acredito que é de suma importância, né? As pessoas se conscientizarem de tornar algo mais sustentável”, afirma Isabela Furlan, estudante.
Desde 2022, todo o lixo da festa é reaproveitado e a rede hidráulica monitorada para evitar desperdícios. A água — ultrafiltrada — é distribuída de graça e o público bebe na caneca de chope mesmo.
Só em 2023, quase 90 mil garrafas PET deixaram de ser usadas.
“Eu gostaria que a Oktoberfest fosse conhecida como o evento mais sustentável do Brasil. Aquele que está preocupado com a sustentabilidade e o meio ambiente”, diz Marcelo Greuel.
Repórter: Isso está sendo perseguido?
Marcelo Greuel: Perseguido. É uma obsessão nossa.
Repórter: Vão conseguir?
Marcelo Greuel: Vamos conseguir. Vamos entregar.
LEIA TAMBÉM
Oktoberfest Blumenau: 10 fotos que contam a história da 2ª maior festa alemã do mundo
De ingressos a atrações: tudo sobre a Oktoberfest Blumenau
Concurso de realeza da Oktoberfest Blumenau 2025 seleciona as 10 finalistas; conheça

Mais Notícias