As vagas são para alunos de graduação de áreas de Administração, Comunicação Social (Jornalismo), Direito e Tecnologia da Informação. Inscrições podem ser feitas entre 1º a 5 de abril. Sede do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) em São Luís
Divulgação/MPF-MA
O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF) divulgou o edital para o 1º processo seletivo de estágio em 2024. As vagas são para formação de cadastro de reserva e as inscrições podem ser feitas entre 1º a 5 de abril, pela internet.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
As vagas são para alunos de graduação de áreas de Administração, Comunicação Social (Jornalismo), Direito e Tecnologia da Informação. Os candidatos de todas as áreas serão escolhidos para São Luís e os alunos com graduação em direito, para as cidades de Bacabal, Caxias e Imperatriz.
O valor da bolsa é de R$ 1.027,82 mensais, além de auxílio transporte de R$ 11,58 por dia efetivamente estagiado. A jornada é de 20 horas semanais, sendo que o estagiário deverá trabalhar quatro horas por dia, no turno matutino ou vespertino, conforme for determinado pelo MPF em edital.
Inscrições
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 1º a 5 de abril, por meio da internet. Para confirmar a inscrição, o candidato deverá anexar documentos pessoais (Veja a lista abaixo), entre às 11h do dia 6 de abril e as 16h de 10 de abril. Só com essa etapa concluída, a inscrição será validada.
Lista de documentos para a inscrição no seletivo;
Documento de identidade com foto;
CPF;
Declaração de escolaridade ou histórico acadêmico;
Expedido nos últimos 30 dias por Instituição de Ensino conveniada, informando que o aluno está regularmente matriculado;
Termo de consentimento (Anexo VII do Edital).
Os pré-inscritos e cujas as inscrições foram deferidas, vão receber um e-mail de confirmação até 16 de abril. A partir disso, o candidato deverá se certificar do recebimento e, caso não receba o e-mail, deverá informar à Comissão Organizadora pelo e-mail prma-digep@mpf.mp.br.
Requisitos
Para participar do seletivo, o candidato deve preencher alguns requisitos. São eles:
O candidato deve estar matriculado em uma das Instituições de Ensino conveniadas com o Ministério Público Federal, relacionadas no Anexo II;
Ter concluído, no momento da contratação, pelo menos, o 2º ano ou 4º semestre do curso superior, quando tiver 10 ou mais semestres de duração; o 3º semestre, quando o curso tiver duração de 7 a 9 semestres; 2º semestre, quando a duração for de 6 semestres, ou o 1º semestre, quando a duração do curso for menor ou igual a 4 semestres, entre outras exigências do edital.
Durante o seletivo, serão reservadas 10% das vagas para pessoas com deficiência, 30% para pessoas que se declararem participantes do Sistema de Cotas para Negros e 10% para aqueles que estão dentro do sistema de minorias étnico-raciais tais como indígenas e, para candidatos que se declarem transgênero.
Provas e resultados
Serão aplicadas provas objetivas para todas as áreas. Os alunos de Comunicação Social (Jornalismo) e Direito também serão submetidos a provas discursivas, em 19 de maio. A confirmação das datas, horários e locais de prova serão divulgados em 24 de abril.
A prova terá duração de 4 horas, com início às 9h e término às 13h (Horário de Brasília). Os candidatos devem comparecer ao local da prova com, no mínimo, uma hora de antecedência. Será permitido o uso de caneta esferográfica azul ou preta, comprovante de inscrição e documento de identidade com foto.
Os candidatos poderão solicitar recurso da prova objetiva com até um dia útil em 25 de maio, das 10h às 17h, somente após a divulgação do gabarito preliminar. Já os recursos da prova discursiva poderão ser solicitados também no prazo de um dia útil, em 20 de junho, das 10h às 17h, após a divulgação do resultado preliminar.
O requerente deverá apresentar um formulário disponível no Anexo VI, que deverá ser enviado para o e-mail prma-digep@mpf.mp.br.
Convocação
De acordo com o MPF, os candidatos serão convocados por meio de publicação dos resultados no site do órgão ou por e-mail, de acordo com a necessidade de cada unidade e com o quadro de vagas disponível.
As convocações serão feitas em ordem de classificação durante a validade do seletivo, que tem um ano de validade a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.