21 de outubro de 2024

Enem 2024: a duas semanas para o exame, professores dão dicas para esta reta final

Provas serão aplicadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. Enem será aplicado nos dia 3 e 10 de novembro
Lívia Ferreira/ g1
Faltam duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Professores da região dão dicas aos estudantes para esta reta final dos estudos.
“Você pode se destacar na redação, na prova de português e na prova de matemática. As demais matérias acabam tendo um peso um pouco menor. Então, nesse momento, é necessário focar no que vai te trazer mais resultado”, disse a professora Juliana de Almeida.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A prova é composta por perguntas de linguagens, que envolvem a língua portuguesa e língua estrangeira (inglês ou espanhol), ciências humanas, matemática e ciências da natureza, além da redação.
Reta final de estudos para o Enem 2024
Redação
Para a redação, os professores orientam que é necessário estar atento aos assuntos mais relevantes e comentados nos últimos tempos para ter repertório na hora da prova.
Segundo eles, estudar não significa apenas analisar os conteúdos que podem cair no exame. Também é necessário combater e lidar com a ansiedade e o medo que antecedem a prova.
“Tenha calma, trabalhe o psicológico e acolha esse medo. Não é essa prova que vai definir sua vida. Todos são capazes de irem onde bem entender”, orientou a professora Juliana de Almeida.
Datas
O Enem 2024 será aplicado apenas na versão impressa em mais de 10 mil locais de prova, distribuídos entre 1.753 municípios.
O exame acontece nos dois primeiros domingos de novembro.
3 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
Redação.
10 de novembro
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
O que precisa levar para o Enem
Documento: RG ou outra documentação oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Proteção contra doenças: álcool em gel e máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta para Enem: a caneta deve ser esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Opcional: cartão de confirmação de inscrição;
O que levar para comer: lanche, idealmente levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal, e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e da região bragantina

Mais Notícias