21 de outubro de 2024

Após invasão de milicianos, Muzema tem tiroteio, e 190 ônibus deixam de circular na região

Sete linhas estão sem funcionar na Muzema, Tijuquinha e Rio das Pedras. No final de semana, câmeras de segurança registraram o momento em que dezenas de milicianos tentam entrar na localidade. Uma intensa troca de tiros assustou moradores da Muzema, na Zona Oeste do Rio, na madrugada desta segunda-feira (21). Segundo moradores, houve tentativa de invasão de milicianos à comunidade.
Por conta disso, mais de 190 ônibus de 7 linhas interromperam o funcionamento na região na Muzema, Tijuquinha e Rio das Pedras no começo da manhã (confira abaixo as linhas).
Entre a noite deste domingo (20) e a madrugada desta segunda, bandidos atravessaram pelo menos 2 ônibus nas ruas da Muzema para impedir a chegada da polícia e de milicianos. O fim de semana foi tenso na região. Traficantes do Comando Vermelho e milicianos estão em disputa pelo domínio da comunidade.
Câmeras de segurança da comunidade da Muzema, na Zona Oeste do Rio, registraram o momento em que dezenas de homens vestidos de preto chegaram na região no início da manhã de sábado (19).
O vídeo mostra cerca de 30 homens armados com fuzis e pistolas subindo uma rua da comunidade. A maior parte dos bandidos estava com o rosto coberto.
Testemunhas afirmam que são milicianos que tentam retomar o controle territorial da favela, que atualmente está sob exploração do tráfico de drogas.
Comerciantes dizem que o grupo de milicianos invadiu alguns comércios para extorquir dinheiro e pegar alimentos.
Bandidos usam ônibus como barricadas na Estrada do Itanhangá e na Muzema
Reprodução/TV Globo
Na quarta (16), agentes do Bope fizeram uma operação na Tijuquinha, comunidade próxima, depois do setor de inteligência da PM identificar que bandidos do Comando Vermelho estavam usando o local como base estratégica para invadir Rio das Pedras, que é controlada pela milícia.
Para atrapalhar a ação da polícia, os criminosos sequestraram 9 ônibus e usaram como barricadas na Estrada do Itanhangá, que dá acesso às comunidades da Muzema, Tijuquinha e Rio das Pedras.
As linhas que deixaram de rodas na Tijuquinha, Muzema e Rio das Pedras, nesta segunda:
878 (Tanque X Praia da Barra via Rio das Pedras)
555 (Rio das Pedras X Gávea)
557 (Rio das Pedras X Copacabana)
550 (Cidade de Deus X Gávea)
863 (Rio das Pedras X Barra da Tijuca)
343 (Jardim Oceânico X Candelária via Rio das Pedras)
862 (Rio das Pedras X Barra da Tijuca)
A Rio Ônibus afirmou em nota que a situação “é um verdadeiro absurdo, que se repete quase todos os dias, nos mesmo lugares, e nenhuma providência é tomada”. O sindicato pontuou ainda que “repudia os atos criminosos que afetam tanto a vida a população”.
A Polícia Militar disse que agentes do 31º BPM (Recreio) intensificaram o patrulhamento na Muzema e que o Bope continua atuando na localidade. A instituição destacou que permanece na comunidade “para garantir a segurança da população e a normalidade do trânsito no local”.

Mais Notícias