23 de outubro de 2024

Pela 1ª vez no RN, adolescente infrator faz prova para ingressar no IFRN de dentro de centro socioeducativo

Jovem interno havia se inscrito para realizar a prova antes de ser apreendido. Fundase também acionou a Justiça para a possibilidade de levá-lo ao local de prova. Case Pitimbu, outra unidade socioeducativa, fica em Parnamirim
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi/ARQUIVO
Pela primeira vez no Rio Grande do Norte, um adolescente de um centro de atendimento socioeducativo (Case) – conhecidos antigamente como Ceducs – fez uma prova para ingressar no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de dentro de uma unidade.
A prova foi aplicada para o adolescente no Casep (centro provisório) Metropolitano, que fica na Avenida Capitão-mor Gouveia, em Natal, no domingo passado (20).
A prova valia para concorrer a uma vaga em cursos técnicos integrados do IFRN e teve aplicação em 45 locais por todo o estado.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Segundo a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase), quando foi apreendido, o adolescente já estava inscrito para realizar a seleção do IFRN.
A subgerente técnica da Fundase, Ana Rosa, explicou que a família enviou o cartão de inscrição e, então, a fundação pensou em duas possibilidades: para a primeira, solicitou à Justiça liberação para levá-lo à prova; ao mesmo tempo, entrou em contato com a Funcern, realizadora do exame, que se dispôs a enviar equipe.
“Preferimos o que fosse melhor para o adolescente. [A prova na unidade] deu super certo. Ele estava se preparando, o professor da escola deu muito apoio nesse período. Ele conseguiu fazer a prova toda e a redação dentro do tempo determinado”, contou Ana Rosa.
A avaliação foi realizada das 13h às 17h no Casep, assim como em todos os outros locais de prova. O processo contou com três provas: Língua Portuguesa (20 questões de múltipla escolha); Matemática (também com 20 questões de múltipla escolha) e Produção Textual.
“Além de ser inclusiva, a ação pode gerar uma mudança de vida para o jovem atendido. No caso de aprovação, abre uma possibilidade real de estudar em uma das melhores instituições de ensino do estado e do país, além de uma formação profissional e possibilidade de carreira”, avaliou o coordenador de acesso discente do IFRN, professor José Everaldo.
Além do socioeducando, outros 21.990 candidatos se inscreveram, com taxa de comparecimento à prova de 87%.
Ao todo, são 3.656 vagas disponíveis, distribuídas entre os 21 campi do Instituto, com ingresso no primeiro semestre de 2025. As pessoas concorrem pela lista geral e pelas listas específicas, conforme o sistema de cotas.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Mais Notícias