23 de outubro de 2024

Bailarina amazonense de 8 anos conquista vaga para estudar dança clássica na renomada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Maria Júlia Casanova Lopes foi selecionada entre milhares de candidatos e iniciará seus estudos em 2025 na única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia, no Brasil. Bailarina amazonense Maria Júlia Casanova Lopes
Drance Jezús/Divulgação
Aos 2 anos, Maria Júlia Casanova Lopes começou a dar os primeiros passos na dança na Academia Francine Jelaleti, em Itacoatiara. Agora, com apenas 8 anos, ela conquistou uma vaga para estudar dança clássica na renomada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, a partir de 2025. Maria Júlia foi uma das 40 crianças escolhidas em uma seletiva que atraiu mais de três mil participantes de todo o país.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A jornada de Maria Júlia começou em fevereiro, quando participou da seletiva regional promovida pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU-Manaus). Essa foi a primeira vez que a equipe do Bolshoi realizou uma seletiva na capital amazonense, em parceria com o ICBEU. Maria Júlia se destacou e foi uma das quatro alunas selecionadas para avançar na competição nacional.
Baldoino Leite, supervisor da Art School do ICBEU, destacou a importância da parceria: “Quando trouxemos a Escola do Teatro Bolshoi para Manaus, queríamos dar oportunidades às crianças e adolescentes. A Maria Júlia mostra que a dança no Amazonas merece ser vista.”
A seleção nacional ocorreu em Joinville nos dias 18 e 19 de outubro, onde Maria Júlia foi acompanhada pela mãe, Siula dos Santos Casanova. “Foi emocionante ver minha filha colhendo os frutos da dedicação à dança. A experiência foi incrível para nós, e agora começamos a viabilizar esse sonho,” afirmou Siula.
Embora seja manauara, Maria Júlia se mudou para Itacoatiara devido ao trabalho do pai, Ramys Lopes. “A dança é algo espontâneo para ela. Nós, como pais, apenas deixamos fluir e ficamos felizes com seu destaque,” disse Ramys.
Bailarina amazonense Maria Júlia Casanova Lopes
Drance Jezús/Divulgação
Processo seletivo
O processo de seleção contou com a participação de 3.083 crianças, resultando em 77 candidatos por vaga. Na fase final, realizada na sede da Escola Bolshoi, 387 candidatos foram avaliados. O processo seletivo foi dividido em duas etapas principais.
Na primeira, a avaliação médico-fisioterápica, especialistas examinaram postura, habilidades físicas e motoras, além de aspectos como frequência cardíaca, massa corpórea e estrutura muscular. Apenas os aprovados seguiram para a segunda etapa, a avaliação artístico-musical e cognitiva.
Nesta fase, bailarinos, músicos e professores avaliaram as capacidades artísticas dos candidatos, incluindo flexibilidade, musicalidade, projeção cênica e desempenho intelectual.
Aprovados para 2025
Os aprovados na seleção de 2025 receberão uma bolsa integral, que cobre alimentação, transporte, uniformes, figurinos e diversas assistências, como social, odontológica, nutricional e médica. Além de se formarem em dança, os alunos terão acesso a uma formação completa, que inclui educação técnica, responsabilidade social e cidadania.
A Escola do Teatro Bolshoi está sediada em Joinville, no estado de Santa Catarina, e proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares.
Escola Bolshoi no Brasil inicia primeira pré-seleção de 2024 para novos alunos

Mais Notícias