22 de outubro de 2024

Datafolha: Lula tem 48% de referências negativas entre eleitores de SP, e Bolsonaro tem 58% de negatividade

Levantamento perguntou “qual a primeira coisa que vem à cabeça quando pensam tanto em Lula quanto em Bolsonaro” e, na maioria das respostas, o sentimento foi majoritariamente negativo. 39% mencionaram o petista positivamente, enquanto 30% fizeram menções positivas ao ex-presidente do PL. Lula (PT) e Bolsonaro (PL)
Wilton Junior/Estadão Conteúdo e Adriano Machado/File Photo

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (22) aponta que o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) despertam mais associações negativas do que positivas entre os eleitores da cidade de São Paulo.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O levantamento perguntou aos entrevistados ‘qual a primeira coisa que vem à cabeça quando pensam tanto em Lula quanto em Bolsonaro” e, na maioria das respostas, o sentimento foi majoritariamente negativo.
Ao menos 48% dos entrevistados fizeram menções negativas ao presidente Lula e 39% positivas. Em relação a Bolsonaro, o resultado é ainda pior: 58% o associam a referências negativas e 30% fizeram menções positivas ao ex-presidente.

Palavras associadas
As associações negativas mais comuns para o petista foram: bandido ou ladrão (13%); corrupção ou fraude (3%); péssimo (2%); mentiroso ou que divulga fake news (2%).
Entre as positivas, as principais foram: bom ou melhor presidente (5%); simpatiza ou gosta dele (2%); apoia a população mais pobre (2%); bom trabalho ou governo (2%); ajuda o povo ou o país (2%).
No caso de Bolsonaro, as referências negativas mais citadas foram: péssimo (5%); não gosta dele ou não deixou saudades (4%); não foi um bom presidente (3%); gestão ruim (3%); doido ou insano (3%); bandido ou corrupto (2%); não votaria nele (2%).
Já as principais associações positivas foram: bom ou melhor presidente (7%); votaria nele (2%); bom trabalho (2%) para o ex-presidente.
Veja abaixo as associações negativas e positivas de Lula e Bolsonaro:

O Datafolha ouviu 1.204 entrevistas na cidade de São Paulo, com pessoas de 16 anos ou mais, do dia 15 a 17 de outubro.
A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número SP-05561/2024.
A pesquisa foi espontânea, ou seja, o entrevistado citou sua primeira memória sem ter sido apresentado a uma lista de opções.
Ricardo Nunes e Guilherme Boulos
Ricardo Nunes e Guilherme Boulos
RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO; YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O Datafolha também perguntou aos entrevistados “qual a primeira coisa que vem à cabeça quando pensam no prefeito Ricardo Nunes (MDB)”. A maioria dos eleitores da capital paulista lembram principalmente da gestão — positiva ou negativamente.
Já em relação ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que disputa o 2° turno com Nunes, a maior associação é em relação ao desejo de mudança e também a invasão de propriedades.
Boulos reúne mais menções negativas (43%) do que positivas (36%), enquanto o emedebista é mais lembrado positivamente (45%) do que negativamente (35%).

Mais Notícias