23 de outubro de 2024

Mulher grávida foi esfaqueada pelo ex enquanto estava com a filha no colo, diz família; agressor foi preso em Franca, SP

Vítima foi surpreendida por engenheiro civil no apartamento onde eles viviam no momento em que ela foi ao local para pegar objetos. Agressor ainda feriu a sogra e a filha de um ano do casal. A mulher grávida esfaqueada cerca de 20 vezes pelo ex-marido em Franca (SP) na segunda-feira (21) foi atacada enquanto estava com a filha do casal, de apenas um ano, no colo. A menina foi ferida de raspão na perna, diz a família, e Amanda Ramazini teve o pulmão perfurado.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Irmão da vítima, Augusto Baldim Ramazini contou ao g1 que Amanda sofreu diversos golpes. O estado de saúde é delicado, mas o bebê que ela espera está fora de risco. A vítima continua internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em um hospital particular de Franca.
“O caso dela é mais grave. Foram golpes na cabeça, tórax, pescoço, nuca. O braço esquerdo estava muito cortado na altura abaixo do ombro e a mão direita dilacerada, pois ela estava segurando a filha durante o ocorrido e usou a mãe para proteger a neném”.
A mãe deles, que estava no local para ajudar Amanda a retirar objetos do apartamento onde vivia com o agressor, também ficou ferida. Ela sofreu chutes e uma facada nas costas ao tentar defender a filha e a neta.
Apesar dos ferimentos, avó e neta já se recuperam em casa.
Amanda Ramazini foi atacada com a filha pelo ex-marido, Luis Fernando Moreira, em Franca, SP
Arquivo Pessoal
Um dia antes do ataque
Augusto relatou que, no domingo (20), a família se reuniu em Ribeirão Preto (SP) para comemorar o aniversário do filho mais velho do casal, de 7 anos.
“Nos reunimos na casa da nossa avó, comemos salgadinho, bolo, nunca imaginaríamos o que aconteceria no dia seguinte. Se ele tivesse uma arma ali, não ficaria ninguém vivo”.
De acordo com Augusto, Amanda passava por diversas situações violentas com o ex-companheiro. Eles ficaram juntos por dez anos. Os episódios incluíam ofensas, pressão psicológica e agressões físicas.
Ele não aceitava o fim do relacionamento e chegou a ser preso no dia 11 de outubro após furar os pneus do carro da ex-mulher. No entanto, o engenheiro foi solto em audiência de custódia no dia seguinte.
Amanda Ramazini, a mãe e a filha de um ano foram atacadas pelo ex-marido dela em Franca, SP
Arquivo pessoal
O irmão de Amanda contou ainda que, no momento do ataque, a mãe tinha certeza que a filha morreria. Segundo ela, o ex-genro estava decidido a matá-la. A família espera poder transferir Amanda de Franca para Ribeirão Preto em dez dias.
O caso
Amanda estava morando na casa da mãe, em Ribeirão Preto, há cerca de um mês depois que terminou o relacionamento. Na segunda-feira, ela voltou ao apartamento onde morava em Franca para buscar alguns pertences.
Foi quando o ex-marido, o engenheiro civil Luis Fernando Moreira Bentivoglio Silveira, chegou ao imóvel e atacou as vítimas.
Segundo a delegada Juliana Paiva, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Amanda se trancou com a filha e a mãe no banheiro, mas Luis Fernando arrombou a porta e passou a atacá-las com uma faca. Cerca de dez dias antes, a Justiça havia expedido uma medida protetiva contra o engenheiro.
As três foram socorridas por funcionários do condomínio e vizinhos. Outros moradores conseguiram deter o agressor até a chegada da Polícia Militar.
De acordo com a delegada, ao ser preso em flagrante, Luis Fernando alegou que agiu depois de ser impedido pela ex-mulher de ver o filho mais velho do casal. Porém, a versão é contestada pela delegada.
No início da noite desta terça-feira (22), a Justiça decretou a prisão preventiva do engenheiro ao considerar que ele não só descumpriu medidas protetivas aplicadas anteriormente, como apresenta comportamento violento e que não há, nesse momento, outra alternativa para garantir a integridade das vítimas.
Procurado, o advogado Wesley Felipe Martins, que representa Luis Fernando, informou que vai entrar com um habeas corpus. Inicialmente, o engenheiro deve permanecer preso na Cadeia de Franca.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias