23 de outubro de 2024

Monitoramento: focos de incêndios na região do Alto Pantanal são controlados

O local segue sendo monitorado pelos profissionais do Corpo que ficam na base avançada da Serra do Amolar. Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço.
Reprodução
Os focos de incêndio na região do Alto Pantanal, próximo a Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço, foram controlados após ação das equipes do Corpo de Bombeiros. Conforme apurado, a chuva que caiu na região nos últimos dias colaborou para o controle das chamas.
Profissionais que ficam na base avançada da Serra do Amolar seguem monitorando o local com a captação de imagens (drones) para avaliação da situação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no Whatsapp
A base do Corpo de Bombeiros na Serra do Amolar fica a 9 km da Escola do Polo São Lourenço, tendo 8 militares disponíveis para combate a incêndios, quando for necessário.
Combate no Parque Estadual Pantanal do Rio Negro
O combate aos incêndios no Parque Estadual Pantanal do Rio Negro, que fica próximo aos municípios de Miranda e Corumbá continuam. As chamas se concentram entre a BR-262 e o Rio Miranda.
O trabalho de combate também ocorre na região do Passo do Lontra, onde a preocupação é em relação a proximidade (incêndios) com residências da comunidade local. Os focos tinham sido controlados no final de semana, mas houve reignição, por isso os trabalhos continuam no local.
Continua o monitoramento das regiões do Paiaguás, Serra do Amolar, Nhecolândia (a oeste do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro) e Abobral.
Atualmente 132 militares do Corpo de Bombeiros compõe a Operação Pantanal.
Temporada do fogo
Fogo no Pantanal em 2024 é o pior da série histórica.
Reprodução
O fogo no Pantanal retorna em outubro após temporada de incêndios ocorrida nos meses de junho e setembro deste ano.
Em setembro, Mato Grosso do Sul também enfrentou focos de incêndios que chegaram a atingir 32 dos 79 municípios do estado. Os biomas Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal foram afetados.
Em junho, 12 cidades decretaram situação de emergência por causa dos incêndios florestais. Entre elas, Corumbá, Porto Murtinho e Jateí.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Mais Notícias