23 de outubro de 2024

Registro, SP, terá novo roteiro turístico sobre a imigração japonesa; entenda

Desenvolvimento do roteiro tem apoio do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos (ART) do Sebrae-SP. Registro desenvolve roteiro da imigração japonesa
Divulgação/Sebrae-SP
A cidade de Registro, no Vale do Ribeira, foi escolhida para receber o projeto piloto do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos (ART) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo o órgão, o roteiro terá como ponto central a história da Imigração Japonesa e a cultura oriental no município.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Além de impulsionar o turismo no Vale, o projeto busca contribuir com o resgate da história da imigração japonesa na região, principalmente em Registro, que foi um dos primeiros locais do país a receber colônias de imigrantes.
Segundo o Sebrae, um teste foi realizado entre setembro e início de outubro deste ano, por uma equipe composta por empresários e representantes do setor. Os participantes avaliaram as sugestões de melhorias e definiram as formas de precificação, comercialização e estratégias.
O lançamento oficial acontecerá durante o Tooro Nagashi, evento tradicional de finados que ocorre na cidade entre os dias 1 e 3 de novembro.
Roteiro
De acordo com o Sebrae, o roteiro turístico de Registro foi pensando para o fim de semana. Com início na sexta-feira, ele conta com visitas ao Bunkyo, Templo Budista, Memorial da Imigração Japonesa, DAI Artefatos de Junco, Sesc e Mercado Municipal.
O roteiro ainda conta com passeios nos sítios Yamamaru e Shimada, onde os visitantes conhecem a produção e participam da colheita do chá preto, um dos principais produtos da região.
Na gastronomia, os visitantes terão contato com pratos típicos da culinária japonesa, além da cozinha regional.
Programa
Em nota, o Sebrae informou que o objetivo do programa de ART é mapear, identificar e qualificar roteiros turísticos com foco no fortalecimento do setor.
Ainda segundo o Sebrae-SP, o programa estará disponível para os demais municípios da região a partir do ano que vem.

Mais Notícias