25 de outubro de 2024

Cemitérios de Rio Branco devem receber cerca de 50 mil pessoas no Dia de Finados

Secretaria de Cuidados com a Cidade diz que haverá programação nos cemitérios públicos, além da disponibilização de banheiros químicos e água mineral. Manutenção e reformas em túmulos pela população só poderiam ser feitas até dia 20 de outubro, mas ainda é possível fazer limpeza, pintura e letreiro. Cemitérios de Rio Branco começam a receber manutenção para o Dia de Finados
Andryo Amaral/Rede Amazônica
Os quatro principais cemitérios de Rio Branco já estão recebendo a limpeza e manutenção para a chegada do Dia de Finados, no próximo dia 2 de novembro. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas para visitar os cemitérios São João Batista, Jardim da Saudade, São Francisco e Cruz Milagrosa.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O Secretário de Cuidados com a Cidade Joabe Lira disse, em entrevista para a Rede Amazônica Acre, que a data é o dia onde há a maior visitação nos cemitérios municipais.
“Nós temos um serviço de limpeza contínua durante todo o ano, mas tem uma preparação específica para o Dia de Finados. O cemitério São João Batista nós colocamos já desde o ano passado monitoramento de câmaras, até porque havia uma reclamação recorrente que era o roubo de produtos em bronze, nas lápides”, afirmou.
Para os cemitérios particulares, existe uma lei municipal que normatiza a manutenção e reforma dos túmulos, permitindo que até o dia 20 de outubro fossem feitas manutenções e construções. Ainda é permitida a limpeza, pintura e letreiro para o próximo dia 2.
De acordo com Lira, além do monitoramento, os cemitérios tiveram reforço na iluminação e já estão com quase todos os preparativos para a data.
“Estamos nos preparando e vai ter banheiro químico, tenda e água mineral para as pessoas tomarem também. Vamos ter uma equipe em cada cemitério para recepcionar as pessoas. Muitas delas vem fazer suas homenagens e acabam esquecendo onde foi sepultado seu ente querido, então nós temos pessoas para receber, para informar e muitas das vezes levar até o local” ,assegura ele.
Cemitérios de Rio Branco começam a receber manutenção para o Dia de Finados
Andryo Amaral/Rede Amazônica
O secretário disse ainda que a intenção, com toda a organização, é que as famílias que vão visitar seus mortos se sintam confortáveis nesse dia. “A gente sabe que é um dia especial, então os preparativos já estão em fase final. A limpeza já está concluída, manutenção de iluminação, reforma de alguns cemitérios também, então está tudo concluído para receber as pessoas nesse dia 2 de novembro”, declara.
Lira comentou que há uma programação para a data, com o horário de visitação das 7h às 17 horas, onde estão incluídas missas nos cemitérios, coordenadas pela Igreja Católica. No cemitério São João Batista, por exemplo, haverá uma missa às 8h e outra às 14h. “A gente está organizando tudo com muito carinho, com muita organização. Que as pessoas possam vir com tranquilidade”, torce ele.
Cemitérios de Rio Branco começam a receber manutenção para o Dia de Finados
Andryo Amaral/Rede Amazônica
VÍDEOS: g1

Mais Notícias