25 de outubro de 2024

Frente fria provoca queda de árvore sobre carro e destelhamentos em SC

Danos foram registrados no Vale do Itajaí, Serra e Oeste. Em Blumenau, três pessoas ficaram feridas. Ventania derruba placas em estrutura da Oktoberfest
A passagem de uma frente fria provoca temporais em Santa Catarina na tarde desta quinta-feira (24). O estado registrou quedas de árvores, destelhamentos e queda de energia nas regiões Vale do Itajaí, Serra, Oeste, Sul e Norte.
Em Blumenau, três pessoas ficaram feridas e o vento causou danos em uma estrutura da Oktoberfest. Veja abaixo a situação de cada região.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Às 18h09, 4% das unidades consumidoras do estado estavam sem energia elétrica, o que representa 141.455 imóveis, segundo as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Mais de 340 equipes da empresa estão a campo para o reestabelecimento do serviço.
A previsão indica que os temporais podem ocorrer no estado até 22h desta quinta (leia mais abaixo).
Vale do Itajaí
Estrutura na praça de alimentação da Oktoberfest Blumenau caiu
Ana Cristina Machado/ NSC TV
Fortes rajadas de vento deixaram mais de 47 mil imóveis sem energia na tarde desta quinta em Blumenau. Parte da estrutura da Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas, também foi danificada pela ventania. Duas pessoas ficaram feridas.
Outros danos registrados pela Defesa Civil incluem três quedas de árvores e uma de um muro, no bairro Velha Central, e destelhamentos de duas casas, no bairro Velha Grande.
🌬️ Na mesma região: a Defesa Civil Regional registrou danos em árvores em Ascurra, Indaial e Brusque. Em Guabiruba, houve a queda da estátua do Pelznickel, personagem do Natal da cidade.
Em Itajaí, uma falha em uma linha de transmissão causou a interrupção de energia para cerca de 120 mil unidades consumidoras. Desse total, 20 mil em Itapema foram afetadas pela queda de um ferro de construção na rede elétrica. As equipes estão trabalhando para identificar e solucionar os problemas, segundo a Celesc.
Ainda sobre energia elétrica, um forte vendaval deixou aproximadamente 28 mil unidades consumidoras sem energia na região de Rio do Sul. A Celesc informou que as equipes estão mobilizadas para identificar os danos e realizar os reparos, mas ainda não há previsão para o retorno do serviço.
Serra
Queda de árvore em carro em Lages, Santa Catarina
Defesa Civil/Divulgação
Lages, principal cidade da região, teve queda de árvore e oito casas destelhadas. A região do Salto Caveiras foi a mais afetada.
Além de Lages, na região, houve destelhamentos em quatro casas em São Joaquim e duas em Bom Jardim da Serra, segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Luiz Falcão Maganin.
Em São Joaquim, a velocidade do vento chegou a 76 km/h.
Cerca de 12 mil unidades consumidoras ficaram sem energia em toda a área. Equipes extras da Celesc foram mobilizadas e estão trabalhando para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.
Destelhamento em Lages, na Serra de Santa Catarina
Defesa Civil/Divulgação
Oeste
Igreja sofre destelhamento em Descanso, no Oeste de Santa Catarina
Defesa Civil/Divulgação
A cidade de Descanso, com 8,5 mil habitantes, teve destelhamentos em quatro casas, uma igreja e um galpão industrial. Também foram registradas duas quedas de árvores, segundo a Defesa Civil.
Na região de São Miguel do Oeste, fortes rajadas de vento e chuvas causaram interrupções no fornecimento de energia para aproximadamente 9,5 mil unidades consumidoras. Em vários pontos houve queda de árvores sobre a rede e alguns alimentadores foram afetados.
Às 17h15, cerca de 5 mil unidades consumidoras permaneciam sem energia. Devido à dispersão das ocorrências, muitas das quais estão localizadas em áreas rurais. A Celesc informou que a previsão é que o restabelecimento total da energia ocorra somente nesta sexta (25).
Galpão industrial sofre destelhamento em Descanso, SC
Defesa Civil/Divulgação
Sul
Em Criciúma, a mais importante cidade da região, parte da estrutura de um evento ao ar livre foi destruída pelas rajadas de vento registradas na tarde de hoje. Alguns alimentos e produtos que seriam vendidos no festival, no Parque das Nações, foram perdidos.
Além disso, a Celesc informou que aproximadamente 800 unidades consumidoras enfrentaram interrupções devido a descargas atmosféricas e queda de vegetação sobre a rede elétrica. As equipes atuam para restaurar o fornecimento de energia.
Destelhamento na Igreja Matriz de Oficinas, em Tubarão, SC
Luiz Fogaça/Agência Fog/Divulgação
Em Tubarão, a principal ocorrência foi o destelhamento da cobertura do segundo piso e pequenos estragos no primeiro andar do Centro de Educação Infantil (CEI) Chapeuzinho Vermelho, no bairro Monte Castelo. A unidade escolar foi parcialmente interditada.
Além disso, houve a queda de algumas árvores na localidade da Madre e bairros Oficinas e Fábio Silva, queda parcial de alguns postes na região do bairro São Cristóvão, e a queda de um muro de uma empresa sobre alguns carros, na mesma região.
Houve destelhamento na Igreja Matriz de Oficinas, informou a prefeitura.
Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil Ramon De Faveri, a estação meteorológica do município, próxima do Cemitério Horto dos Ipês, registrou ventos de até 62,9 km/h.
Além disso, na região, cerca de 10 mil unidades consumidoras foram afetadas com queda de energia elétrica. Às 17h, aproximadamente 7,5 mil permaneciam sem energia. A expectativa é que a normalização ocorra ao longo desta sexta-feira (25), conforme a Celesc.
Queda de árvore em Tubarão, SC
Prefeitura de Tubarão/Divulgação
Em Morro da Fumaça, a Escola Biázio Maragno, no Distrito de Estação Cocal, teve parte do telhado danificado, informou a prefeitura. Em função do problema, cinco salas de aula e a secretaria da unidade de ensino foram alagadas.
A equipe de obras do município e o serviço de zeladoria já estão realizando os reparos necessários e a limpeza para que as aulas possam ser mantidas nesta sexta (25).
Sala de aula alagada após destelhamento em Morro da Fumaça, SC
Prefeitura de Morro da Fumaça/Divulgação
Norte
Na região, foram registrados estragos em Jaraguá do Sul. Uma rajada de vento causou a queda de uma árvore na cabeceira da Ponte Olavo Marquardt, no Centro de Jaraguá do Sul, na tarde desta quinta, informou a prefeitura.
A Defesa Civil, com o auxílio do Corpo de Bombeiros Voluntários, fez o corte da árvore e a limpeza do local. Por cerca de uma hora a pista ficou interditada, mas não houve feridos nem danos materiais.
Queda de árvore em Jaraguá do Sul, SC
Prefeitura de Jaraguá do Sul/Divulgação
Outra queda de árvore foi registrada em um terreno particular no bairro Barra do Rio Molha. O trânsito no local está em meia pista.
Há outras seis árvores de grande porte no mesmo local e ao menos duas delas devem ser derrubadas para evitar futuras quedas.
Previsão do tempo
A previsão da Defesa Civil indica que os temporais podem ocorreu no estado até 22h desta quinta.
Na sexta, a frente fria deve se afastar de Santa Catarina e o tempo deve voltar a ficar firme. Apenas a Serra e o Litoral Norte ainda devem amanhecer com chuva fraca.
Os ventos, porém, seguem atuando com moderada a forte intensidade na metade Leste do estado, principalmente nas áreas serranas.
No Sul, a agitação marítima deve aumentar, com picos de ondas de até 2,5 metros. O amanhecer deve seguir abafado no litoral e Norte, mas deve ter mínimas de 11 a 15°C no Oeste e na Serra.
À tarde, as máximas variam entre 25 e 28°C na maioria das áreas, chegando aos 30°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias