25 de outubro de 2024

É #FAKE que Bradesco ligue para pedir senhas ou chave PIX; trata-se de golpe

Banco esclarece que trata-se de uma ação externa na qual golpistas se passam pelo banco. Febraban afirma que criminosos estão usando os nomes de várias instituições e muitas vezes utilizam softwares que emulam os números dos bancos. É #FAKE que Bradesco ligue para pedir senhas ou chave PIX
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Ligações telefônicas de um número atribuído ao Bradesco pedem para confirmar valores alegadamente transferidos e também a chave PIX de quem recebe a ligação. É #FAKE.

g1
Um dos números exibidos nas chamadas foi o (11) 3703-3150, que pertence, de fato, a uma agência do Bradesco na região central de São Paulo. Mas a chamada não era do banco; tratava-se de uma fraude.
O Fato ou Fake consultou a assessoria de imprensa do Bradesco e descreveu o modo de operação dos golpistas.
O Bradesco esclarece que:
Trata de uma ação externa, típica de uma fraude de engenharia social, na qual golpistas se passam pelo banco para induzir clientes a transferir seus recursos, realizar transações ou procedimentos, em seus próprios equipamentos ou nas agências, sem perceberem que estão sendo vítimas de golpe.
A BIA ( Bradesco Inteligência Artificial), e os funcionários do banco nunca ligam para os clientes pedindo senhas e chave de segurança, solicitando que o usuário baixe outros aplicativos ou ainda que acesse o App e faça alguma transação.
Caso uma transação Pix fique retida para análise de segurança, a BIA manda mensagem, por WhatsApp, para confirmar ou cancelar a operação. A conta oficial no WhatsApp possui o selo de verificação e o contato é realizado exclusivamente por mensagem de texto – nunca por ligação. Qualquer mensagem suspeita, o cliente pode encaminhar para o canal de denúncias evidencia@bradesco.com.br, que realiza a avaliação e contata as empresas de telefonia.
Adicionalmente, para prevenir esse tipo de fraude, o Bradesco conta com um mecanismo de segurança que alerta o cliente sobre possíveis golpes em ligações telefônicas.
Ao receber uma chamada de celular, WhatsApp ou Facetime, e abrir o aplicativo do Bradesco no celular, uma notificação de que a ligação pode levar ao golpe da Falsa Central aparecerá na tela do aparelho antes do acesso, podendo o usuário sinalizar que está falando com uma pessoa conhecida e clicar no botão “confio na ligação e quero continuar” ou na opção “sair”.
O Bradesco faz recorrentes campanhas de conscientização e interação com as empresas de Telecon (em parceria com a Febraban) para mitigar esse tipo de fraude. As dicas de segurança sobre este tema podem ser consultadas no link Bradesco Segurança.
Também consultada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica que:
O golpe da falsa central telefônica usa engenharia social, que consiste na manipulação psicológica do usuário para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões para os criminosos, clique em links maliciosos ou faça transações em favor das quadrilhas.
Uma das variações é ligar para clientes com uma gravação simulando as URAs dos bancos, que são as Unidades de Respostas Audíveis das instituições.
Os bandidos estão usando os nomes de várias instituições e muitas vezes utilizam softwares que emulam (imitam) os números dos bancos.
Ao atender a ligação, o cliente é informado sobre uma suposta compra aprovada em alguma loja do varejo, informando o valor e mais dados da transação. Ou ainda sobre uma transação suspeita de Pix. Na gravação, eles informam duas opções, uma se você reconhece e a outra se desconhece a transação, direcionando para um falso atendente.
Ao atender, o golpista diz que a transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura ou no extrato bancário do cliente, para não levantar suspeitas.
A Febraban informa que os bancos podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, pagamentos ou estornos de transações nestes contatos.
Ao receber uma ligação suspeita solicitando senhas ou dados pessoais, o cliente deve desligar imediatamente e de outro telefone, entrar em contato com os canais oficiais de seu banco.
É #FAKE que Bradesco ligue para pedir senhas ou chave PIX
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Fato ou Fake explica:
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