26 de outubro de 2024

Temporal atinge região de Piracicaba e provoca queda de árvores, interrupção de energia e alagamento; veja impactos

Elektro diz que interrupção no serviço foi causada por problemas na linha da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista e que manobra já reestabeleceu parte da energia. Chuva provoca série de estragos na região de Campinas
As chuva intensas, com ventos fortes, que atingiram cidades da região de Piracicaba (SP) na noite desta quinta-feira (24) provocaram reflexos no fornecimento de energia e quedas de árvores em Limeira (SP) e em Engenheiro Coelho (SP), alagamento em recepção e sala de triagem em hospital de Cordeirópolis (SP). Não houve registro de vítimas até a publicação desta reportagem.
⚠️O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) inseria toda região de Piracicaba no aviso laranja de perigo para tempestades entre esta quinta e sexta-feira (25).
🎐No alerta do Inmet, há previsão de volume de chuvas de até 50 milímetros por dia, com chances de ventos intensos entre 60 e 100 quilômetros por hora, com possibilidades de queda de granizo.
🌧️Em Piracicaba (SP), foram registrados e 37,1 milímetros de chuvas durante a noite de quinta-feira (24), de acordo com medição do Posto Meteorológico Jesus Marden do Santos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), do campus da USP na cidade.
Piracicaba acumula volume de 82,1 milímetros de chuvas desde o primeiro dia de outubro. A média histórica para o mês é de 109 milímetros de precipitação, segundo a Estação Convencional do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Esalq.
🌧️Limeira (SP) teve 50 milímetros de chuvas. Fausto (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP) registraram 60 milímetros de chuvas desde a noite de quinta-feira, de acordo com balanço da Defesa Civil de São Paulo, divulgado na manhã desta sexta-feira (SP).
Cordeirópolis
A Prefeitura de Cordeirópolis (SP) informou, em nota enviada à EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, que a forte chuva com ventania de mais 50 quilômetros por hora, nesta quinta-feira (24), foi suficiente para causar estragos pela cidade.
“O volume de água ultrapassou a capacidade das galerias no entorno da Unidade de pronto atendimento, que ocasionou na entrada de água da chuva na recepção e na sala de triagem, localizadas na entrada do Hospital. Os repartimentos como os consultórios, sala de emergência, ambulatório e demais especialidades não foram atingidas”, informou.
A coordenadoria do Hospital informou ainda que, de imediato, os funcionários realizaram a retirada do acúmulo de água e o local permaneceu com os atendimentos.
A Prefeitura já notificou a Secretaria de Serviços Públicos, que realizará uma nova desobstrução nas galerias de águas pluviais, para reforçar as ações preventivas. A administração municipal reitera que está à disposição do hospital, assim como de toda a comunidade.
Engenheiro Coelho
Moradores de Engenheiro Coelho (SP) também registraram imagens das fortes chuvas no Centro da cidade e no Jardim das Acácias. O muro de uma empresa caiu no Jardim MercedesLimeira (SP) errupção de de energia devido à queda de árvores.
A causa da queda de energia, segundo a Elektro, ocorreu devido a reflexos na linha de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP).
Limeira
O temporal acompanhado de fortes ventos e raios afetou o fornecimento de energia em Limeira (SP) no final da tarde desta quinta-feira (24). A Defesa Civil da cidade informou ao g1, nesta sexta-feira (25) que foram registradas três quedas de árvores de médio porte. “Os casos foram prontamente solucionadas pela Defesa Civil”.
Segundo a prefeitura, não houve registros de alagamentos. Foram registrados 39 milímetros de chuvas em 24 horas no pluviômetro da Defesa Civil.
Um temporal acompanhado de fortes ventos e raios afetou o fornecimento de energia em Limeira (SP) no final da tarde desta quinta-feira (24).
Até a última atualização, na noite desta quinta-feira, 95% da cidade já estava com o fornecimento de energia em funcionamento.
Temporal em Limeira dificultou a vida dos motoristas
Reprodução/EPTV
Segundo a Prefeitura, a chuva atingiu com forças os bairros Vila Cláudia, Boa Vista e Jardim Dutra. Na rua Tenente Belizário, no Centro, uma árvore caiu por conta dos ventos. Ninguém ficou ferido.
Em nota, a Elektro, empresa responsável pela distribuição de energia em Limeira, informou que a interrupção de energia na cidade também foi causada por problemas na linha da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP).
Cidades da região de Campinas são impactadas com chuva volumosa
“A concessionária realizou manobras e restabeleceu seus clientes em 13 minutos. Neste momento, 95% da cidade está com o fornecimento de energia”, informou a Elektro às 19h.
A ISA CTEEP, em nota, disse que às 18h06 houve o desligamento da Subestação Limeira I, operada pela companhia, devido à falha em um equipamento do local, mas não confirma que foi causada pelo temporal.
“A recomposição da subestação foi iniciada de imediato e concluída às 18h18, com a normalização do fornecimento de energia para a distribuidora local. As causas da falha do equipamento estão sendo apuradas”.
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias