27 de outubro de 2024

Placa da estátua de Marielle Franco é reinstalada após furto no Rio

A nova peça tem as mesmas inscrições do modelo original, que foi furtado em setembro. Equipes da Secretaria de Conservação também têm feito a reposição de outros itens furtados na cidade. Placa da estátua de Marielle Franco é reposta após ter sido furtada no Centro do Rio
Divulgação/Prefeitura do Rio
A placa de identificação da estátua de Marielle Franco, vereadora assassinada em março de 2018, foi reinstalada nessa sexta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Conservação. A peça original foi furtada em setembro deste ano, no Centro do Rio.
De acordo com a secretaria, a nova peça tem as mesmas inscrições do modelo original, mas foi confeccionada em aço escovado, que tem maior durabilidade em ambiente aberto e menor valor comercial, o que coíbe ações de vandalismo.
A peça também recebeu restauro com pátina — uma técnica de pintura que consiste em aplicar várias camadas de tinta para dar um aspecto envelhecido — e foi fixada com parafusos e uma cola especial.
Na peça também foi feita restauro com pátina e fixado com parafusos e um selante uma cola especial.
Divulgação/Prefeitura do Rio
Reposição de outras peças
A secretaria também reinstalou réplicas em resina das tartarugas furtadas do Chafariz das Saracuras, obra de arte assinada por Mestre Valentim, na Praça General Osório, Ipanema, Zona Sul.
“A Gerência de Monumentos e Chafarizes vem realizando trabalho de pesquisa de novos materiais que inibam o vandalismo e a violência praticada contra o patrimônio público. A primeira figura humana reproduzida em resina foi reinstalada em 2023: o busto de Orlando Silva, furtado duas vezes no Cachambi”, diz a secretaria.
Entre outras ações de recuperação com resina estão o restauro da escultura Luar do Sertão (jaguar), cuja cauda foi furtada várias vezes, também na Praça General Osório.
“As Saracuras também foram restauradas e agora completam o conjunto do chafariz totalmente recuperado”.
Tartaruga de bronze que foi furtada da praça. Ela foi reposta por uma substituta feita de resina.
Divulgação/Prefeitura do Rio

Mais Notícias