27 de outubro de 2024

Investimento em novas tecnologias de irrigação ajuda produtor rural a enfrentar crise climática em Minas Gerais

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais financia projetos que permitem ao agricultor manter a competitividade mesmo diante da escassez hídrica. O BDMG financia projetos de agricultura irrigada.
Divulgação
A crise climática que atinge o Brasil intensificou o debate de práticas sustentáveis no agronegócio. Cada dia mais, os produtores precisam encontrar novas tecnologias e métodos produtivos capazes de enfrentar diversos desafios, como a escassez hídrica. Para apoiar os empreendedores do campo neste contexto, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) oferece financiamento para projetos de agricultura irrigada. Os recursos fazem parte do montante de R$ 1,4 bilhão em créditos ofertados pelo Banco na nova Safra 2024/2025.
Atualmente, cerca de 15% da área agrícola mineira é irrigada. A expectativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) é que esse percentual chegue até a 50% de maneira sustentável nos próximos anos.
Conheça o BDMG Proirriga, que tem diferenciais de prazo para pagar e de carência.
Divulgação
Segundo o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, o Banco contribui para a evolução desse cenário ao oferecer crédito específico para a irrigação. Ele explica que o sistema irrigável permite o aumento da produtividade da área e contribui para gerar mais emprego, renda e desenvolvimento regional.
“Investir em novos métodos produtivos é uma urgência para se adaptar às mudanças climáticas. Dessa forma, o produtor consegue fazer um planejamento estratégico, em que não tenha tantas surpresas em função do clima. O nosso papel, enquanto banco de fomento, é garantir que os produtores mineiros, a partir do crédito, tenham acesso às diversas tecnologias de uso eficiente da água”, afirma o presidente.
A BDMG Proirriga foi desenvolvida com condições diferenciadas em termos de prazos e taxas. São 96 meses para pagar e até 12 meses de carência. Além desta linha, outros financiamentos da instituição também podem ser contratados para essa finalidade.
Fortalecimento do agro
O sistema irrigável permite o aumento da produtividade da área.
Divulgação
Além da irrigação, o BDMG também financia iniciativas de inovação tecnológica nas propriedades rurais; a construção de silos e armazéns; a modernização da agricultura, entre outras. Esse valor anunciado recentemente é 15% superior ao total liberado pelo Banco na última Safra.
O agronegócio é uma atividade relevante para a economia mineira, respondendo por 22% do PIB do Estado, segundo a Fundação João Pinheiro. O BDMG fortalece o setor com um crédito de fácil acesso. Nos últimos 12 meses, 40% de todos os financiamentos liberados pela instituição foram para viabilizar projetos da agricultura.
Os interessados em saber mais sobre as linhas de crédito podem acessar o site do BMDG .
Lei promove avanços
A oferta do crédito para projetos de irrigação está alinhada à diretriz do Governo do Estado que busca ampliar esse modelo de produção no agronegócio mineiro. Em julho deste ano, entrou em vigor a Lei Estadual 24.931/2024, que criou a Política Estadual da Agricultura Irrigada Sustentável. As medidas previstas irão contribuir para que o Estado aumente a área irrigada em Minas Gerais.
As novas regras buscam aumentar a eficiência do uso da água, proteger os recursos hídricos e diminuir os desmatamentos. Entre as novidades está a possibilidade de a infraestrutura de irrigação ser considerada como de utilidade pública.
Além disso, agora, é possível realizar a chamada outorga coletiva, ou seja, grupos de agricultores podem obter uma autorização conjunta para o uso da água, em vez de cada um precisar solicitá-lo individualmente. Na prática, a ação simplifica o processo e incentiva a cooperação entre produtores.

Mais Notícias