26 de outubro de 2024

Paes vê ‘agressões totalmente desproporcionais’ em ação de guardas contra torcedores do Botafogo

Prefeito diz que guardas serão excluídos se comprovado que houve excesso. Uma câmera de segurança mostra agressões. Vídeo mostra torcedor do Botafogo desmaiando ao ser agredido com cassetete por guarda
O prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais nesta sexta (25) para se posicionar sobre a agressão de guardas municipais contra torcedores do Botafogo na saída da partida pela Libertadores de quarta (23). As imagens, divulgadas nesta sexta, mostram que um homem ficou desmaiado depois de ser atingido por um cassetete.
Paes diz que as agressões foram desproporcionais e que os agentes podem ser excluídos após a apuração dos fatos.
“Queria aqui dar uma satisfação, eu aguardei o dia inteiro para que a gente tivesse uma apuração mais detalhada da Guarda Municipal. Aguardei o que a Guarda pudesse apurar com os agentes envolvidos, especialmente aqueles que cometeram aquelas agressões totalmente te proporcionais”, diz Eduardo Paes em vídeo publicado.
“Eles já foram afastados as suas funções, vão ser apurados e se comprovando aquilo que parece muito óbvio nos vídeos, serão desligados das suas funções”, afirma o prefeito do Rio.
O guarda que aparece agredindo os homens foi afastado preventivamente dos trabalhos nas ruas.
“Eu tenho certeza que essas coisas não passam impunes aqui na Prefeitura do Rio de Janeiro, mas nós temos que respeitar o devido processo legal. Eu quero que me desculpar com os torcedores do Botafogo, que no momento de celebração acabaram passando por essas situações constrangimento”, completa ele.
O homem que desmaiou, um motorista de aplicativo de 46 anos, ficou com a face muito inchada e cuspindo sangue. Ele está internado no Hospital Municipal Salgado Filho (veja, no fim da reportagem, fotos de como ele ficou – as imagens são fortes). O estado de saúde dele é estável.
Sequência de agressões
Seguência de agressões do guarda
Reprodução
O vídeo, gravado em uma rua ao lado do estádio, mostra que muitos botafoguenses estavam com a mão para o alto e tentavam proteger o rosto.
Um deles, que aparece de camisa clara, fala com um dos guardas, com os braços para o alto e abertos. Não há, nas imagens, nenhum esboço de agressão por parte dele e também não é possível saber o que os dois falam.
O guarda chega a dar um leve empurrão no homem, para afastá-lo, mas o torcedor segue andando e falando. Nesse momento, o um outro guarda entra no meio dos dois e agride o botafoguense com o cassetete no rosto. O homem desaba no asfalto, desacordado.
Mesmo guarda agride outro homem duas vezes
Um outro torcedor, que é visto em uma cena anterior levando pancadas do mesmo guarda com o cassetete, sem reagir, aparece nas imagens de chapéu preto. Ele está na calçada e observa toda a cena em que o outro homem cai desmaiado.
Esse mesmo guarda, então, olha para ele e parte para cima. Ao chegar perto, dá um um tapa em seu rosto.
O botafoguense segue sem reagir, com os braços para trás, apenas mexendo a cabeça. O agente municipal é puxado por outros guardas para sair dali.
Enquanto isso, diversos botafoguenses se aglomeram em volta do homem desmaiado para prestar socorro. Muitos discutem os guardas.
‘Foi o mais covarde de todos’, diz testemunha
Guarda municipal é afastado das ruas após agredir torcedores
Reprodução
O g1 conversou um dos torcedores que ajudou a socorrer o homem desmaiado. A vítima foi levada para o interior de um condomínio, onde cuspiu muito sangue.
“Isso devia ser cobrado criminalmente. Ele foi o mais covarde de todos, agrediu várias pessoas, inclusive mulheres. A guarda sequer ligou para o rapaz. Ele poderia ter morrido”, afirma o torcedor.
Segundo ele, a agressão começou por causa da aglomeração de botafoguenses.
“Os torcedores estavam saindo da arquibancada da Leste e, como em qualquer jogo, paravam na rua pra comemorar. A Guarda, de forma covarde, começou a bater pra dispersar a galera numa rua que estava fechada para carros. Foi uma covardia sem a menor necessidade por parte da Guarda Municipal.”
Guarda municipal é afastado das ruas após agredir torcedores
Reprodução
“Aquilo foi tentativa de homicídio. Bater com um cassetete no rosto de uma pessoa com a força que foi, surreal. Sem o menor motivo”, diz a testemunha.
O que diz a Guarda
Procurada, a Guarda Municipal disse que “houve um conflito entre torcedores do Botafogo e equipes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) na dispersão do jogo entre Botafogo e Penarõl. Diversos objetos, como pedras, garrafas e lixeiras públicas, foram arremessados contra os agentes, que atuaram para dispersar o tumulto com equipamentos não letais”.
A GM continua e diz que “um dos torcedores foi atingido com bastão durante a ação. Em seguida, ele foi socorrido com apoio dos guardas do GOE”.
O torcedor diz que o homem foi socorrido por torcedores, que jogaram os objetos para se defender e abrir espaço para socorrer a vítima.
Enquanto isso, a Guarda Municipal diz que chegou a chamar o Corpo de Bombeiros, mas que uma equipe médica que atuava no local chegou primeiro.
“A Corregedoria da Guarda Municipal vai apurar se houve excesso na abordagem. Mas, preventivamente, o agente foi afastado das ações nas ruas”, encerra o posicionamento.
Homem que levou pancada no rosto sendo socorrido por outro botafoguense
Reprodução
Torcedor ficou com a cara inchada e cuspindo sangue
Reprodução

Mais Notícias