26 de outubro de 2024

Fernando de Noronha não terá posto de justificativa de voto no segundo turno das eleições municipais

Turistas e os moradores da ilha que não transferiam o domicílio eleitoral e são de locais onde ocorrerá segundo turno devem utilizar o aplicativo da Justiça Eleitoral, o E-título, no domingo (27). Noronha não terá posto de justificativa de voto
Mariano Correa/TV Globo
Diferente do primeiro turno das eleições municipais de 2024, em 6 de outubro, Fernando de Noronha não terá posto para justificativa de ausência de voto no próximo domingo (27), quando acontece o segundo turno no pleito. Os turistas e os moradores da ilha que não transferiam o domicílio eleitoral e são de locais onde ocorrerá a eleição devem justificar a ausência no aplicativo da Justiça Eleitoral, o E-título.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
No primeiro turno das eleições deste ano um posto foi instalado no auditório do Escola Arquipélago. No local foram feitas 1.075 justificativas no dia 6 de outubro.
A população local não vota na eleição municipal porque Fernando de Noronha é um distrito estadual, o único do país.
“Fernando de Noronha não é um município. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) libera a instalação de postos de justificativa em municípios com mais de 100 mil eleitores. Mesmo sem essas condições, no primeiro turno a demanda foi grande e nós instalamos um posto. No segundo turno a demanda diminui muito. Por isso, a indicação é justificar apenas no E-título”, informou a representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) , Edleuza Santos.
As pessoas que moram na ilha, mas não têm domicílio eleitoral em Noronha, podem fazer a transferência do título quando o cadastro eleitoral estiver disponível, a partir de novembro. Os serviços poderão ser feitos no cartório, localizado no Centro de Convivência, na Vila do Trinta.
Eleição em Noronha
A ilha não tem prefeito; tem administrador geral, indicado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e aprovado pela Assembleia Legislativa.
Atualmente, Fernando de Noronha é administrada por Thallyta Figueirôa, primeira mulher no cargo.
Os eleitores de Fernando de Noronha votam a cada quatro anos para escolher presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais e também os conselheiros distritais.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco

Mais Notícias