27 de outubro de 2024

Governo do Pará investe em reforma de escola, ampliação da Estação Cidadania e apoio humanitário em Santarém

O governador cumpriu agenda no município nesta sexta-feira (25). Governador cumpriu agenda nesta sexta-feira, 25, em Santarém
Agência Pará/Divulgação
O governador Helder Barbalho assinou na tarde desta sexta-feira (25) ordens de serviço e realizou entregas voltadas para educação, modernização de serviços públicos e apoio a comunidades ribeirinhas afetadas pela estiagem.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Reconstrução e ampliação da Escola José de Alencar
Por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o governo assinou a Ordem de Serviço para a reconstrução e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, localizada no bairro Aparecida. Com um investimento de R$ 7 milhões, a escola, que integra o sistema cívico-militar, passará a contar com um ambiente moderno e adequado ao aprendizado.
As melhorias incluem a instalação de salas com ar-condicionado, laboratórios de informática e multifuncionais, um auditório, e novos espaços como quadra esportiva, pátio ampliado, e uma cozinha remodelada. A infraestrutura também será equipada com energia solar, promovendo sustentabilidade.
“Este é um grande dia para a educação em Santarém e para todo o Pará, pois estamos investindo em um espaço que garantirá melhores condições para nossos estudantes e profissionais de ensino”, afirmou o secretário de Educação, Rossieli Soares.
Modernização da Estação Cidadania
Em outra frente, o governador Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço para a reconstrução da Estação Cidadania, um importante equipamento de prestação de serviços públicos em Santarém. Inaugurada em 2012, a Estação oferece atendimento integrado com diversos órgãos, como DETRAN, Polícia Civil, Receita Federal, Banpará, entre outros.
A reforma modernizará as instalações e trará mais conforto e acessibilidade aos usuários e servidores, incluindo um espaço kids e painéis solares para geração de energia sustentável. “Queremos que a Estação Cidadania seja um local de qualidade para o acesso aos serviços essenciais”, disse o governador.
Segundo a coordenadora Karla Rebeca Rocha, a melhoria beneficiará tanto a população quanto os servidores, que terão melhores condições de trabalho.
Apoio humanitário
Diante dos impactos da estiagem e queimadas que afetam comunidades ribeirinhas em Santarém, Monte Alegre e Óbidos, o governo estadual intensificou o auxílio humanitário. Foram entregues duas mil cestas básicas e 12 mil fardos de água potável, com a ajuda coordenada pela Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
Esses esforços somam-se às entregas anteriores e devem continuar ao longo das próximas semanas, beneficiando mais de 20 mil pessoas na região do Baixo Amazonas. “Estamos comprometidos em apoiar as comunidades mais vulneráveis e diminuir o sofrimento causado pela seca”, enfatizou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jayme Benjó.
Para muitos moradores, como o estudante Lucas Gomes, de Óbidos, e a pescadora Vanielma Andrade, de Monte Alegre, o apoio chega em momento crucial, aliviando as dificuldades com a escassez de alimentos e água potável.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias