27 de outubro de 2024

Polícia Civil prende 12 suspeitos durante operação no litoral de SP

Operação Katastolí teve como objetivo combater roubos e furtos. No total, 45 policiais civis participaram da ação em Praia Grande e São Vicente. Polícia Civil deflagra megaoperação para combater furtos, roubos e o tráfico de drogas
A Polícia Civil prendeu 12 pessoas suspeitas de envolvimento em roubos e furtos na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. De acordo com a corporação, o grupo foi detido durante a “Operação Katastolí”, que tinha como objetivo reprimir os crimes entre Praia Grande (SP) e São Vicente (SP).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
No total, 45 policiais civis participaram da operação com 16 viaturas. A ação aconteceu entre quarta (23) e quinta-feira (24), sendo fruto de um trabalho realizado pelas equipes das duas cidades, levando em consideração a incidência de registros de crimes patrimoniais.
Ainda segundo a Polícia Civil, os agentes realizaram diversas diligências de campo e investigações utilizando técnicas de inteligência para determinar os alvos da Operação Katastolí.
Durante os dois dias de ações policiais, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e três de prisão (de dois homens e uma mulher). Além dos alvos de mandados, nove homens foram presos em flagrante e cinco adolescentes foram apreendidos.
Além dos suspeitos detidos, as equipes policiais também apreenderam dois veículos [não especificados em comunicado], 20 celulares e R$ 555 em espécie.
Operação Katastolí teve como objetivo combater roubos e furtos.
Divulgação/Polícia Civil
Drogas e ‘estufa improvisada’
Os agentes também apreenderam diferentes tipos de drogas: 3,9 kg de maconha, 2 kg de cocaína, 120g de crack, 10g de haxixe, 33g de ecstasy e 326g de outros entorpecentes.
Conforme apurado pelo g1, os policiais descobriram uma ‘estufa improvisada’ no bairro Vila Antártica, em Praia Grande. No local, foram localizadas vasos com mudas de cannabis, além de tabletes de maconha e apetrechos usados no tráfico de drogas (veja abaixo).
Polícia Civil cumpriu nove mandados de busca e apreensão
Divulgação/Polícia Civil
Tentativa de assalto
Entre os presos durante a operação, estão dois suspeitos de agredir um idoso durante uma tentativa de assalto no bairro Vila Margarida, em São Vicente. O crime ocorreu no mês passado e foi registrado por câmeras de monitoramento (assista abaixo).
Idoso é agredido durante tentativa de assalto no litoral de SP
A vítima é um motorista de aplicativo, que mora em São Paulo. Ele tinha ido até o litoral paulista para realizar a corrida solicitada pelos próprios agressores. A dupla pediu o carro por aplicativo na capital paulista e, quando chegou em São Vicente, anunciou o assalto.
Nas imagens de monitoramento, é possível ver que o idoso foi puxado para fora do veículo por um dos suspeitos. Em seguida, o comparsa saiu do veículo com uma arma na mão e também foi para cima do motorista de aplicativo.
A dupla deu uma rasteira no idoso, que caiu no chão, e seguiu sendo agredido. O criminoso armado, inclusive, usou o cano da arma para bater no motorista.
Em determinado momento, o assaltante tentou atirar, mas a arma falhou. As agressões só pararam quando alguns moradores da região entraram no meio da confusão e ajudaram a vítima.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias