26 de outubro de 2024

Polícia investiga morte de passageiro do Metrô na estação Palmeiras-Barra Funda em SP

No boletim de ocorrência ficou registrado que Florindo Neres caiu nos trilhos e que houve um acidente, mas a família contesta esta versão. Florindo Neres tinha 69 anos
Reprodução/TV Globo
A Polícia Civil investiga há 50 dias a morte de Florindo Neres, de 69 anos, na estação Palmeiras- Barra Funda, na Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo. Ele trabalhava para uma empresa que atua nas obras da nova estação.
No boletim de ocorrência ficou registrado que ele caiu nos trilhos e que, mesmo o operador freando, não houve tempo para evitar o acidente. Mas a família contesta esta versão e diz que não houve acidente.
Imagens exclusivas
O SP2 teve acesso com exclusividade a imagens que mostram quando o passageiro se aproximou da porta de entrada do vagão. Ao perceber que estava cheio, Florindo ficou do lado de fora, encostado na estrutura onde deve ser instalada a porta de segurança para esperar pelo próximo trem.
Quando a composição partiu, ele foi arrastado. Pessoas próximas tentaram ajudá-lo, mas Florindo caiu nos trilhos e, depois de cerca de um minuto, foi atropelado pela composição que passava na sequência.
Imagens exclusivas foram obtidas pelo SP2
Reprodução/TV Globo
De acordo com o boletim de ocorrência o “operador do trem avisou ao centro de controle que, no momento em que se aproximava da estação, passageiros indicavam alguma ocorrência apontando para a via e gesticulando. O operador então acionou o freio de emergência, mas mesmo assim o trem atingiu a vítima”.
“Eu conversei com uma testemunha que estava lá no local no dia do acidente. Ela relatou que não havia segurança, não tinha funcionários na plataforma”, disse Thaís Teixeira Silva, filha do Florindo.
“Eu espero que isso não aconteça com outra família porque a dor que a gente está sentindo é muito grande”, afirmou.
Já o gerente de operações do Metrô, Milton Silva Júnior, diz que a morte de Florindo foi acidental.
“O passageiro tenta adentrar o trem, falando ao celular no momento ao fechamento das portas. Lembrando que as portas têm um aviso sonoro, inclusive, e ele se retira do trem, mas permanece depois na faixa amarela. Aí, quando há o fechamento das portas, as portas fecham, e a manga da blusa dele fica presa na porta, gerando o acidente”, afirmou Milton.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo disse que o caso está sendo investigado. Os laudos periciais ainda estão em andamento, e as imagens fazem parte do inquérito.
Portas de segurança
As portas de segurança servem justamente para impedir que passageiros ou objetos caiam nos trilhos. O contrato para instalação de portas de segurança em 12 estações da Linha Vermelha foi assinado em 2009. Só em janeiro de 2023, 14 anos depois, é que o Metrô começou a instalar essas portas na estação Palmeiras-Barra Funda. E quase 22 meses depois de começar a instalação, o trabalho ainda não foi concluído, ou seja, está atrasado.
Em nota, o Metrô disse que as portas na estação Palmeiras-Barra Funda devem ser instaladas até a primeira quinzena de novembro.

Mais Notícias