26 de outubro de 2024

Debate do 2º turno com candidatos à Prefeitura da Serra tem poucas propostas, ataques pessoais e críticas à atual gestão

Weverson Meireles (PDT) e Pablo Muribeca (Republicanos) disputam o comando da cidade mais populosa do Espírito Santo. Encontro aconteceu no estúdio da TV Gazeta, em Vitória, com transmissão ao vivo pela televisão, no g1 e Globoplay, e site A Gazeta. Candidatos à Prefeitura da Serra, Pablo Muribeca e Weverson Meireles, no debate da TV Gazeta, Espírito Santo
Vitor Ferri/Rede Gazeta
A TV Gazeta realizou, nesta sexta-feira (25), o debate entre os candidatos à Prefeitura da Serra, na Grande Vitória, o maior colégio eleitoral do Espírito Santo. O encontro foi mediado pela jornalista e apresentadora Rafaela Marquezini. O debate foi transmitido ao vivo na TV Gazeta e também pelo g1, Globoplay e A Gazeta.
Participaram os candidatos Weverson Meireles (PDT) e Pablo Muribeca (Republicanos). O segundo turno das Eleições 2024 será neste domingo (27), das 8 às 17 horas.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Seguindo as regras previamente apresentadas aos candidatos, o debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro e o terceiro com tema livre; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato também fez suas considerações finais.
LEIA TAMBÉM:
Ipec, 2º turno: Weverson Meireles tem 54% e Pablo Muribeca, 34% na Serra
Traficante é baleado quando passava por carreata do candidato Pablo Muribeca na Serra
As etapas de tema livre tiveram duração de 20 minutos, dez para cada candidato, que puderem administrar o seu tempo livremente.
Já quando os temas foram determinados, os blocos também tiveram duração de 20 minutos, só que divididos em 10 minutos para debater cada um dos dois temas, ou seja, 5 minutos para cada candidato, por rodada.
Ao final do quarto bloco, cada candidato fez suas considerações finais.
Assista a todos os trechos do debate:
1º Bloco
Bloco 1 do debate com os candidatos à Prefeitura da Serra
O primeiro bloco foi de tema livre, com duração de 20 minutos. Os candidatos tiveram, cada um, dez minutos e administraram o seu tempo livremente. Um sorteio realizado previamente determinou que o candidato Pablo Muribeca iria começar.
Muribeca começou a sua fala fazendo um agradecimento a Deus, cumprimentou a população de Serra, relembrou a sua trajetória política, como vereador e deputado da cidade, e da família.
O candidato começou falando sobre Saúde, apontou que o cidadão do município sofre com filas, dificuldade de atendimento e disse que agendamento on-line não funciona. Ele também questionou quais seriam as propostas do seu adversário para melhorar essa realidade.
Weverson Meireles também cumprimentou os eleitores e os presentes no estúdio e ressaltou a importância da realização do debate.
Na sequência, Weverson prometeu para a população 11 novas unidades de saúde, sendo que quatro já estão habilitadas no PAC, e mais três Centros Regionais de Especialistas, viabilizados com diálogo entre o município e o governo do estado. O candidato perguntou qual foi a contribuição do seu oponente na área da Saúde enquanto deputado.
Muribeca relembrou as emendas repassadas por ele ao município, quando vereador e deputado estadual.
Weverson afirmou que em sua gestão o bairro Nova Almeida vai ter uma unidade regional da saúde e também disse que irá fazer uma UPA na região do Civit. O candidato ainda disse que coordenou o planejamento estratégico da cidade e auxiliou a atual gestão a trazer a administração do Hospital Materno Infantil para o município.
Muribeca falou sobre a dificuldade enfrentada pelas mães atípicas do município, que, segundo ele, precisam buscar atendimento com especialistas em outras cidades.
Weverson disse que vai firmar um convênio entre a prefeitura e a Apae da cidade.
Muribeca prometeu construir uma UPA na Grande Nova Almeida, além de estender o horário de atendimento, manter o agendamento on-line, mas fazer uma alternativa presencial para os idosos.
2° Bloco
O segundo bloco foi de temas determinados, 10 minutos para cada tema, sendo 5 para cada candidato.
Weverson Meireles começou a sua fala escolhendo o tema “Tiroteios”. Disse que não responde a processos de fake news e lembrou o episódio da troca de tiros que resultou em uma morte, nesta semana, em Central Carapina, durante carreata do seu adversário.
Pablo Muribeca apontou que o candidato utiliza a máquina pública para assediar servidores e disse que o episódio de que passou em Central Carapina é o que acontece com o morador no dia a dia, com a realidade de violência na região.
O candidato falou da importância de reforçar a segurança pública e disse que vai colocar a Guarda Municipal para trabalhar 24h por dia.
Weverson se defendeu sobre a acusação de cometer assédio aos servidores. Prometeu mais 150 agentes para a Guarda Municipal que serão selecionados via concurso público, atuação da guarda 24h, uma Companhia Independente da Polícia Militar para a região de Serra-Sede, e investimentos no videomonitoramento da cidade.
Muribeca falou sobre a sua proposta de implementar o programa S.O.S. Comércio, prometeu um ramal para a população ter contato direto com a Guarda Municipal.
Pablo Muribeca escolheu o tema “Vagas em Creche” para ser o segundo assunto debatido no bloco. O candidato lembrou os 28 anos de alternância de poder entre os dois últimos prefeitos da cidade e disse que a educação ficou esquecida por eles. Comparou os números de escolas de tempo integral dos municípios vizinhos e disse que a Serra é a que menos tem unidades, apenas com três.
Weverson disse que a atual gestão assumiu a prefeitura após 8 anos sem concurso público e sem investimento adequado na Educação, apontou que a prefeitura aumentou o investimento por aluno da rede pública, implantou um cartão de benefício, distribuiu novos uniformes. E prometeu 10 novas unidades de ensino nos dois primeiros anos de governo, além de 50% a mais de vagas em tempo integral.
Muribeca lembrou que já foi professor de Educação Física, que conhece a realidade das escolas, prometeu construir quatro creches de tempo integral ao ano e pagar um terço das férias de julho aos professores.
3° Bloco
O terceiro bloco foi de tema livre, com a mesma dinâmica de administração de tempo. Alternando o sorteio feito no primeiro bloco, desta vez, o candidato do PDT começou.
Weverson Meireles perguntou quais são as propostas do seu adversário para a Mobilidade Urbana na cidade.
Pablo Muribeca começou questionando pontos que, segundo ele, estariam no plano de governo do seu adversário e foram retirados. Esses pontos seriam sobre a implantação de um tripé LGBTQIA+ na cidade, com implementação de conselho e cargo representativo na gestão municipal e promovendo uma política de diversidade sexual e de gênero.
Weverson justificou dizendo que o seu adversário tentou modificar uma proposta do seu plano de governo e que fez uma adequação nas propostas.
Muribeca disse que a atual gestão, a qual Weverson faz parte, começa obras e não termina. Como exemplo, falou que a ciclovia da Rodovia Audifax Barcelos foi prometida e não foi entregue, falou que a ES-010 está sem ciclovia e que o sistema binário foi entregue sem opção para os ciclistas.
Weverson prometeu construir uma terceira via de ligação entre Serra e Vitória, ligar Jardim Camburi à Praia de Carapebus, e disse que já existe diálogo com o Dnit e com a Eco101 (concessionária que administra a BR-101 no estado) para municipalizar a rodovia, com corredor exclusivo de ônibus e a maior ciclovia do estado.
Já Muribeca garantiu que vai fazer ciclovias e implementar o semáforo de três tempos. O candidato ainda criticou o uso de câmeras de videomonitoramento para multar o povo.
4° Bloco
O quarto bloco foi de temas determinados, 10 minutos para cada tema, sendo 5 para cada candidato. O candidato que não abriu o segundo bloco, automaticamente, foi o primeiro nesta etapa.
Considerações finais
Ao final do quarto bloco, cada candidato teve um minuto e meio para fazer as suas considerações finais.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias