26 de outubro de 2024

Debate de 2º turno com candidatos à Prefeitura de Imperatriz tem propostas para saúde, educação e troca de acusações sobre alianças políticas

Candidatos Mariana Carvalho (Republicanos) e Rildo Amaral (PP) participaram do debate promovido, na sexta-feira (25), pela TV Mirante. Por mais de 1h, eles também debateram propostas para temas como segurança pública e saneamento básico. u
Tatyna Viana/TV Mirante Imperatriz
Os candidatos à Prefeitura de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, Mariana Carvalho (Republicanos) e Rildo Amaral (PP), participaram de debate de segundo turno promovido pela TV Mirante nesta sexta-feira (25). Durante a troca de ideias, que durou mais de 1h, os candidatos debateram sobre propostas para propostas para a saúde, infraestrutura, segurança pública, saneamento básico e educação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O clima do debate foi amistoso e houveram alguns poucos momentos de troca de acusações sobre alianças políticas e fake news em que ambos foram alvo durante a campanha. O g1 Maranhão transmitiu o debate ao vivo. A mediação foi feita pelo jornalista da TV Mirante, Clóvis Cabalau.
Esta foi a primeira vez que Imperatriz realizou um debate de segundo turno. No primeiro turno, Rildo Amaral (PP) teve 35,57% dos votos, e Mariana Carvalho (Republicanos), teve 26,56%.
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da TV Mirante em Imperatriz, no dia 23 de outubro.
O debate foi dividido em quatro blocos, sendo dois de tema livre e dois de temas determinados. Ao final, cada um teve 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais. O debate foi dividido desta forma:
1º bloco: Perguntas com tema livre;
2º bloco: Perguntas com tema determinado;
3º bloco: Perguntas com tema livre;
4º bloco: Perguntas com tema determinado e considerações finais.
Veja, abaixo, como foi o debate:
Rildo Amaral (PP) e Mariana Carvalho (Republicanos) durante o debate do 2° turno à Prefeitura de Imperatriz
Reprodução/TV Mirante
1° bloco
O primeiro debate foi com perguntas de tema livre. Cada candidato teve 10 minutos cada para fazer as perguntas e as repostas e, cada um deles, foi responsável por administrar esse tempo. O bloco começou com a pergunta feita pela candidata Mariana Carvalho (Republicanos).
Por sua vez, o candidato lembrou do gabinete social que ele criou em 2019 e atendeu, segundo ele, mais de 5 mil pessoas e prometeu descentralizar o atendimento do Socorrão em quatro blocos e melhorar o atendimento de saúde.
Se eleita, a candidata Mariana Carvalho também disse que vai melhorar a saúde e fazer a cobertura completa de atendimento à saúde da família e investir no atendimento nas unidades básicas de saúde. A candidata ainda prometeu desafogar o atendimento do Socorrão e colocar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São José para funcionar.
No término do primeiro bloco, os dois candidatos afirmaram que, se eleitos, vão investir na saúde de Imperatriz.
2° bloco
O segundo bloco foi com perguntas de temas determinados, tais como saúde, educação infraestrutura, segurança e cultura e lazer. Pelo sorteio, o candidato Rildo Amaral (PP) foi o primeiro a fazer a pergunta.
O candidato Rildo Amaral (PP) perguntou para a candidata Mariana Carvalho (Republicanos) quais suas propostas para a área da Educação de Imperatriz. Ela citou a valorização de profissionais, implementação de creches na cidade, entrega de kit escolares para as crianças e a regulamentação dos cuidadores como algumas de suas prioridades.
Em resposta as propostas de Mariana, o candidato Rildo Amaral propôs a realização de convênios dos profissionais da educação com instituições particulares, garantia da merenda escolar, implementação de uma Blitz Escolar em parceria com a Guarda Municipal.
Em seguida, os candidatos debateram sobre transparência e contas públicas. Rildo Amaral e Mariana Carvalho apresentaram suas propostas para as duas áreas, dentre elas, o uso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
3° bloco
No terceiro bloco, cada candidato teve 10 minutos para fazer de temas livres, à escolha de cada um deles. Foram pautados assuntos de falta d’água, acessibilidade, segurança pública, saúde e agricultura familiar.
O candidato Rildo Amaral deu início a roda de perguntas, falando sobre a falta d’água em Imperatriz e perguntou à candidata Mariana sobre suas propostas para solucionar o problema na cidade. Por sua vez, a candidata disse que disse que precisa trazer dignidade ao povo que não tem o básico. Ela prometeu construir poços artesianos e cobrar da Caema para que forneça água tratada para a cidade.
Nessa área, Rildo Amaral lembrou das obras que realizou para a implantação de poços artesianos, enquanto deputado. Segundo ele, vários bairros de Imperatriz foram beneficiados com os investimentos que destinou à cidade.
Mariana Carvalho afirmou que vai fazer pelas famílias, valorizando-as da forma certa. Ela mencionou a agricultura familiar, dizendo que água é essencial para os serviços e perguntou ao candidato Rildo Amaral sobre o tema. Por sua vez, o candidato respondeu que já existem bairros na cidade que trabalham com a agricultura familiar, beneficiados pelos investimentos em água que ele fez.
A candidata Mariana perguntou ao candidato Rildo sobre as propostas para a segurança pública. O candidato afirmou que pretende comprar motos e viaturas para Imperatriz, cadastrar projetos da guarda municipal, criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública na cidade, convocar os 32 guardas municipais para o trabalho e efetivar o comandante da guarda.
Mariana Carvalho afirmou que colocará guardas municipais competentes na corporação, que também vai realizar um novo concurso para a guarda municipal e convocará os aprovados no concurso anterior, além de combater a criminalidade.
O candidato Rildo Amaral acrescentou que fará videomonitoramento para combater crimes em Imperatriz, melhorar a iluminação pública e cadastrar moradores em situação de rua e tratar problemas relacionados às drogas dos que sejam imperatrizenses.
Os candidatos, por fim, debateram sobre tema acessibilidade, apresentando suas propostas para a área.
4° bloco
O quarto bloco foi com temas determinados. A candidata Mariana Carvalho (Republicanos) começou o bloco fazendo perguntas sobre o tema saúde.
A candidata questionou se, caso eleito, o candidato Rildo Amaral (PP) iria decretar estado de calamidade pública na saúde da cidade. Ele afirmou que vai fazer e que deve pedir ajuda do Governo do Estado para reestruturar a saúde. Ela questionou a decisão, já que para isso, seria necessário Imperatriz ter enfrentado algum desastre natural.
Mariana Carvalho disse que é necessário um ‘choque de gestão’ para que a mudança em Imperatriz possa acontecer. Já Rildo Amaral, propôs que deve iniciar uma investigação nas contas públicas da cidade para saber o que houve com os recursos para a saúde.
O ponto alto do bloco foram as trocas de acusações sobre alianças políticas. A candidata Mariana questionou o candidato Rildo Amaral sobre o tema, ele rebateu o questionamento, disse que está do lado das pessoas que querem o bem da cidade, e continuou a responder as perguntas sobre saúde.
A candidata voltou a afirmar que ele está ao lado dos antigos gestores da segunda maior cidade do Maranhão. E ambos começaram trocas de acusações sobre as alianças políticas de cada um dos lados.
Depois, os candidatos debateram propostas para temas como cultura e lazer, entre elas, a valorização de artistas locais, construção de arenas de esporte, implementação de eventos para todos os seguimentos da cidade e parcerias com o Governo Estadual e Federal.
*Reportagem em atualização

Mais Notícias