26 de outubro de 2024

Debate entre Fred e Mabel é marcado por troca de acusações de crimes, ânimos exaltados e poucas propostas

Mediado pelo jornalista Luciano Cabral, debate foi realizado no anfiteatro da TV Anhanguera. Duração foi de aproximadamente 2 horas. Candidatos Sandro Mabel e Fred Rodrigues durante debate do segundo turno das eleições na TV Anhanguera
Weimer Carvalho/O Popular
Os candidatos à Prefeitura de Goiânia participaram, na noite desta sexta-feira (25), do debate promovido pela TV Anhanguera. Durante aproximadamente 2 horas, Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União) apresentaram poucas propostas para áreas como saúde, trânsito e educação. O evento foi marcado por ataques e críticas entre os candidatos, que abordaram questões como formação acadêmica, corrupção e acusações de outros crimes. O g1 transmitiu o debate em tempo real.
Mediado pelo jornalista Luciano Cabral, o debate foi realizado no anfiteatro da TV Anhanguera. As regras do debate foram as seguintes:
1º bloco: Perguntas com tema livre
2º bloco: Perguntas com tema determinado
3º bloco: Perguntas com tema livre
4º bloco: Perguntas com tema determinado e considerações finais
A ordem em que os candidatos fizeram perguntas em cada bloco foi definida por sorteio. Os temas abordados incluíram drenagem, limpeza urbana, programas sociais, saúde, trânsito e transporte público.
LEIA TAMBÉM
TEMPO REAL: candidatos à Prefeitura de Goiânia participam de debate
ELEIÇÕES 2024: acompanhe a apuração do segundo turno em Goiânia
RELEMBRE: veja como foi o 1º turno em Goiás
VEREADORES: veja os candidatos a vereador eleitos em Goiânia
1º bloco abordou formação acadêmica, corrupção e experiência política
Com temas livres, cada candidato teve 10 minutos para administrar seu tempo da maneira que preferisse.
Os candidatos abordaram os seguintes assuntos:
Experiência política: Os candidatos discutiram suas propostas de gestão, enfatizando a importância da experiência política. Além disso, trocaram acusações sobre polêmicas anteriores.
Formação acadêmica: Mabel mencionou que Fred Rodrigues foi denunciado por suspeita de falsidade ideológica após universidade confirmar que não havia se formado em direito. O candidato ressaltou que Fred havia registrado no TSE que era formado nessa área, o que também era um requisito para o cargo que ocupava na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Corrupção: Fred Rodrigues acusou Mabel de fraudes na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). De acordo com Fred, Mabel teria utilizado recursos da Fieg para instalar um sistema de vídeo em sua residência.
Cargos políticos: Candidatos falaram sobre funcionários, relações interpessoais com equipe e supostas troca de favores. Fred sugeriu a criação de cargos técnicos de primeiro e segundo escalão, com “pessoas competentes”.
Posicionamento político: os candidatos abordaram sobre alinhamento político com direita ou esquerda.
Saúde: Mabel propôs a implementação de um sistema de saúde mais abrangente, incluindo a construção de um hospital municipal, a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região oeste e a ampliação das unidades de saúde, com ênfase na saúde da família.
Veja o 1º bloco na íntegra:
Debate do 2º turno com candidatos à Prefeitura de Goiânia – bloco 1
2º bloco abordou propostas para saúde, trânsito e políticas para mulheres
Com temas definidos por sorteio, cada candidato escolheu um assunto entre os seis propostos pela TV Anhanguera, a partir da qual o embate direto se iniciou. Os candidatos tiveram, cada um, cinco minutos para debater o tema.
Os candidatos debateram sobre:
Saúde: Os candidatos discutiram o “caos na saúde”, abordando a necessidade de reforço nas equipes médicas e melhorias para o Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas). Também falaram sobre as dívidas relacionadas ao setor de saúde.
Religião: Os candidatos discutiram suas crenças religiosas, citando versículos bíblicos e compartilhando seus históricos com igrejas.
Trabalho: Os candidatos questionaram um ao outro sobre suas experiências políticas e profissionais.
Trânsito: Mabel sugeriu que implementará medidas para tornar o trânsito 30% mais rápido. Fred Rodrigues afirmou que pretende melhorar o trânsito por meio da correção da “ingerência política”.
Políticas para mulheres: Os candidatos se questionaram sobre políticas voltadas para as mulheres e a representatividade na chapa de cada um.
Veja o 2º bloco na íntegra:
Debate do 2º turno com candidatos à Prefeitura de Goiânia – bloco 1
3º bloco retomou propostas para saúde e acusações
Com temas livres, cada candidato teve 10 minutos para administrar seu tempo da maneira que preferisse.
Os candidatos abordaram os seguintes assuntos:
Saúde: Mabel afirmou que a região oeste contará com uma UPA, enquanto na região noroeste será construído um hospital municipal, além de melhorias nas 122 unidades de saúde existentes.
Acusações: Os candidatos retomaram acusações envolvendo formação acadêmica e supostas fraudes na Fieg. Além disso, mencionaram outras investigações em que o outro supostamente estaria envolvido.
Goiás Social: Mabel afirmou que Fred pediu a interrupção da concessão do benefício social. Em resposta, Fred disse que apenas solicitou ao candidato que parasse de pedir votos durante o programa.
4º bloco abordou propostas para educação, drenagem urbana e acusações de crimes contra mulheres
Com temas definidos por sorteio, cada candidato escolheu um assunto entre os seis propostos pela TV Anhanguera, a partir do qual o embate direto se iniciou. Os candidatos tiveram, cada um, cinco minutos para debater o tema.
Os candidatos debateram sobre:
Programas sociais: Os candidatos discutiram questões relacionadas às pessoas em situação de rua. Mabel afirmou que pretende resolver os problemas dessas pessoas em até um ano e mencionou a criação de uma rede de proteção para mulheres, além da melhoria do atendimento em UPAs e Cais.
Educação: Fred criticou um pacote do governo estadual que, segundo ele, foi desaprovado pelos professores e questionou o posicionamento da administração municipal sobre o tema. Mabel afirmou que oferecerá um “bônus” aos profissionais da educação. Fred também mencionou a necessidade de garantir plano de carreira, infraestrutura e convocação dos aprovados em concursos públicos.
Drenagem urbana: Os candidatos discutiram as áreas de risco em bairros de Goiânia e falaram sobre levantamento da Defesa Civil sobre drenagem urbana.
Assédio e violência contra a mulher: Fred Rodrigues afirmou que Mabel foi acusado de assédio sexual contra uma mulher na década de 1990. Em resposta, Mabel alegou que Fred foi acusado de violência contra uma mulher e disse ter acessado o boletim de ocorrência.
Esta matéria está em atualização.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias