26 de outubro de 2024

Datafolha e Quaest divulgam pesquisas do 2º turno das Eleições 2024 neste sábado (26)

Datafolha divulga pesquisas de São Paulo e Belo Horizonte. Quaest traz sobre essas e outras 15 cidades. Urna eletrônica
Justiça Eleitoral
O Datafolha e a Quaest divulgam neste sábado (26) as últimas pesquisas eleitorais antes do 2º turno das Eleições 2024, que acontece no domingo (27).
O Datafolha terá levantamentos das disputas em Belo Horizonte e São Paulo. A divulgação está prevista para a partir das 18h.
A Quaest divulga os levantamentos sobre essas duas cidades a partir das 19h, e terá levantamento sobre outras 15. Veja a lista:
Aracaju (SE);
Belém (PA);
Campo Grande (MS);
Cuiabá (MT);
Curitiba (PR);
Fortaleza (CE);
Goiânia (GO);
João Pessoa (PB);
Manaus (AM);
Natal (RN);
Palmas (TO);
Piracicaba (SP);
Porto Alegre (RS);
Porto Velho (RO);
Ribeirão Preto (SP).
Votos válidos
As pesquisas vão trazer votos válidos, que é como a Justiça Eleitoral divulga o resultado da eleição. Cada instituto faz o cálculo de maneira diferente. Entenda
Datafolha
Para calcular os votos válidos, o Datafolha exclui da amostra os votos brancos e os nulos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral. O cálculo também não leva em conta os eleitores que se declararam indecisos.
Quaest
Para calcular os votos válidos, a Quaest leva em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral na cidade onde a pesquisa é realizada.
Além disso, considera o nível de probabilidade de os eleitores saírem de casa para votar, ou seja, o nível de engajamento dos eleitores de cada candidato – é o modelo likely voter, que considera eleitores com maior propensão a votar.
“Na Quaest nós combinamos dados oficiais do TSE, que retratam o padrão e o histórico de comparecimento nas últimas eleições, com perguntas para identificar a motivação, o interesse e o grau de participação de cada eleitor em eleições anteriores. Reunindo esses dois dados é que a gente cria o modelo, quase um algoritmo, no qual a gente atribui para cada indivíduo na amostra, um peso, uma probabilidade, uma chance de ir votar no domingo”, explica Felipe Nunes, diretor da Quaest. “É dessa forma que a gente pretende tornar a pesquisa ainda mais precisa e informativa, para o eleitor que vai votar”.

Mais Notícias