26 de outubro de 2024

Veja o que é #FATO ou #FAKE no debate da RBS TV entre Sebastião Melo e Maria do Rosário em Porto Alegre

Encontro reuniu dois candidatos ao cargo de prefeito da capital do RS. Debate foi o último antes do segundo turno, no domingo (27). Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) no Jornal do Almoço
Reprodução/RBS TV
O último debate entre os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre antes do segundo turno ocorreu na noite desta sexta-feira (25). Promovido pela RBS TV, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, o encontro reuniu Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB).
Clique aqui e veja como foi o debate
Em um debate acalorado e com acusações, os candidatos abordaram temas como educação, enchentes e transporte.
A equipe do Fato ou Fake checou as principais declarações dos candidatos. Leia:
Sebastião Melo (MDB)
“Esse governo também nomeou 1.600 professores definitivamente.”
selo fato
g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Até agosto de 2024, a gestão Melo havia nomeado 1.539 professores, segundo a Secretaria Municipal da Educação (SMED). Em setembro, foram nomeados mais 51 profissionais, conforme o Diário Oficial. O número se aproxima do que foi dito pelo candidato.
“Esse governo acertou muito, comprando vagas, aumentando na parceirização e acolhendo 7 mil [crianças] de uma fila que era de 11 mil, manifestamente, ou seja, das mães e dos pais que manifestaram sobre isso.”
selo não é bem assim
arte
#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: Segundo a SMED, a fila de vagas na educação infantil em 2021, quando iniciou o governo, era de 5.721 crianças, número diferente do informado por Melo – de 11 mil crianças.
A secretaria afirma, ainda, que desde então foram criadas 7.012 novas vagas, das quais 3.466 na rede privada, o que condiz com os dados indicados pelo candidato. O déficit atual de vagas é de aproximadamente 3 mil.
Ao g1, a assessoria do candidato afirmou que o déficit de 5,7 mil vagas aumentou durante a pandemia, chegando a 11 mil, sendo posteriormente reduzido.
“Nós tivemos muitos avanços nessa gestão. Então, por exemplo, você ter hoje todas as 99 escolas que têm, em todas as suas salas, o wi-fi livre para todo mundo.”
selo fato
g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Em março de 2023, foi implementado sinal de wi-fi em todas as 96 escolas municipais da capital (o candidato se confundiu ao falar em 99 escolas, número próximo ao real). Constatação foi confirmada pelo g1 em julho de 2024 na checagem das promessas de Sebastião Melo como prefeito.
“Os estudantes de baixa renda, todos eles têm 100% de isenções.”
selo não é bem assim
arte
#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: Diferente do que disse o candidato, não são todos os estudantes de baixa renda que têm 100% de isenções no transporte público. A gratuidade só é garantida para estudantes do ensino fundamental, conforme lei vigente desde 2021.
Alunos de baixa renda dos ensinos médio e técnico têm 75% de isenção na primeira passagem e 100% na segunda; enquanto estudantes dos ensinos superior, profissionalizantes ou preparatórios têm 50% de isenção na primeira tarifa e 100% na segunda.
Ao g1, a assessoria do candidato afirmou que Melo se referia aos estudantes da rede municipal, responsável pelo ensino fundamental, enquanto os outros níveis não são atendidos pela prefeitura.
“Nós temos um governo que saltou de 279 equipes de saúde e atenção básica para 390, que é a prevenção lá na ponta do cidadão, da senhora, do senhor.”
selo fato
g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Porto Alegre tem 326 equipes de saúde da família e 64 equipes de atenção primária. O total chega a 390, número indicado pelo candidato. Em dezembro de 2021, no final do primeiro ano de governo, eram 279 equipes de saúde da família.
Maria do Rosário (PT)
“Em 2021, Porto Alegre estava na 20ª posição entre as capitais brasileiras. No seu governo, caiu para 26ª, penúltima.”
selo fato
g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: A candidata se referiu às notas da rede municipal de ensino de Porto Alegre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre 2021 e 2023, Porto Alegre caiu da 20ª para a 26ª (penúltima) posição entre as capitais. Atualmente, a cidade tem nota 4,7 nos anos iniciais (a meta é 6) e 3,8 nos anos finais (a meta é 5). A última colocada é Natal (RN), com nota 4,5 nos anos iniciais e 3,3 nos anos finais.
“O senhor tirou o passe livre do idoso acima de 60 anos, 60 a 65 está pagando passagem.”
selo fato
g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Foi na gestão de Sebastião Melo que idosos de 60 a até 65 anos perderam direito à isenção tarifária no transporte público, após projeto aprovado em 2021.
“Se somar os novos pedidos de mamografia com aquelas que já estão na fila, dá cerca de 7 mil mulheres ou pessoas, homens também fazem exame quando precisam.”
selo fato
g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em setembro de 2024, havia 4.207 pessoas aguardando na fila por uma mamografia e 3.550 pedidos novos para a realização do exame. A soma dá 7.757 pessoas.
“O senhor não demitiu a Secretaria de Educação, ela se demitiu.”
selo fato
g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: A candidata se referia à secretária Sônia Rosa, que pediu exoneração em 18 de junho de 2023, após o prefeito Sebastião Melo revogar uma medida que autorizava a auxiliar a fazer compras usando licitações realizadas por outros municípios e estados.
“80 mil famílias estão em área de risco em Porto Alegre, segundo o Serviço Geológico Nacional.”
selo fato
g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Em 2023, o número total de habitantes em setores de risco chegou a 84 mil pessoas em Porto Alegre, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB). O número é 90% superior ao observado há 10 anos.
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Mais Notícias