27 de outubro de 2024

Baleia é achada morta com marcas de mordidas de tubarão após encalhar em praia de Itamaracá; VÍDEO

Segundo o ICMBio, mamífero da espécie cachalote é adulto e foi encontrado em estado avançado de decomposição. Baleia é encontrada morta após encalhar em praia de Itamaracá, no Grande Recife
Uma baleia foi encontrada morta após encalhar na Praia do Sossego, na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife (veja vídeo acima). Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o mamífero, da espécie cachalote, foi achado em estado avançado de decomposição com marcas de mordidas de tubarão.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A carcaça do animal foi retirada na manhã deste sábado (26) por equipes do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) do ICMBio.
A veterinária Amy Borges, que atua no órgão, informou que a baleia encalhou ainda na noite de quinta-feira (24) e, no dia seguinte, os profissionais chegaram ao local para coletar amostras da carcaça e investigar a causa da morte.
Ela disse ainda que o animal tinha 11,8 metros de comprimento e que baleias adultas dessa espécie podem pesar entre 16 e 57 quilos.
“Pudemos identificar que não havia nenhum tipo de indícios de interação com pesca. Então, a gente descarta alguma hipótese relacionada à pesca. E esse animal pode ter tido alguma doença ou alguma colisão com uma embarcação. Mas a gente pôde identificar muitas marcas de mordidas de tubarão”, afirmou a especialista.
Segundo a veterinária, essa espécie de baleia costuma viver em águas profundas e o mamífero encontrado pode ter adoecido antes de ser atacada por outro animal.
“Por se tratar de um animal adulto, essas mordidas podem ter ocorrido ou se ele já estivesse doente ou morto ainda no mar. Um animal doente ou morto já começa a atrair predadores”, explicou.
A especialista orientou ainda que, em casos de encalhe de espécies marinhas, a população deve manter distância do animal e acionar os órgãos responsáveis. Em Itamaracá, o telefone da base do ICMBio é o (71) 98187-6468.
Baleia da espécie cachalote encalhou na Praia do Sossego, em Itamaracá
ICMBio/Divulgação
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias