1 de janeiro de 2025

Feriado de Páscoa: saiba o que abre e o que fecha em SP

Alguns serviços públicos municipais e estaduais terão mudanças no horário de funcionamento na Sexta-Feira Santa, no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa. Parque Villa Lobos, na Zona Oeste de SP
Rodrigo Rodrigues/g1
O feriado de Páscoa vai alterar o funcionamento de serviços públicos municipais e estaduais entre sexta-feira (29) e domingo (31).
Já a previsão do tempo para a Sexta-feira Santa (29) é de mínima de 18°C e máxima de 25°C, segundo o CGE. No fim de semana, segundo o Inmet, no sábado (30), os termômetros devem ficar entre 18°C e 28°C. E no domingo de Páscoa (31), a variação será de 17°C a 30°C.
Confira abaixo o que abre e o que fecha durante o feriado:
Atendimento em saúde
Algumas unidades de saúde na capital paulista estarão com funcionamento alterado em função do feriado. Veja quais equipamentos estarão fechados e quais estarão abertos:
Abertos
Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – das 7h às 22h;
AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas – das 7h às 22h;
Hospitais Municipais (HMs);
Hospitais Dia (HDs) 12h e 24h;
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
Prontos-socorros Municipais (PSMs);
Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV;
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192;
Laboratório de Análises Toxicológicas (LAT);
Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);
Centro de Controle de Intoxicações (CCI).
Outros atendimentos
Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) – para demandas internas
De plantão – a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), por meio de atendimento às demandas encaminhadas via Portal SP 156, e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), que atende das 7h às 19h pelo telefone (11) 5465-9420 e pelo e-mail notifica@prefeitura.sp.gov.br.
Hospitais veterinários públicos vão estar fechados durante todo o feriado.
Transporte público
Trilhos
Na sexta (29), as cinco linhas da CPTM vão circular com intervalos iguais aos de um feriado. No sábado (30) e no domingo (31), os intervalos médios serão iguais aos finais de semana. Havendo necessidade, a companhia terá trens reservas à disposição. As informações com os intervalos das linhas podem ser obtidas no site da CPTM.
As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô circularão com programação de feriado na Sexta-feira Santa. No sábado e no domingo, a frota será equivalente à de finais de semana. A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados trens reservas.
Ônibus intermunicipais
Na sexta, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a mesma programação de viagens praticada aos domingos. No sábado e no domingo, a operação será a habitual dos finais de semana. As informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site.
Bom Prato
Todas as unidades do Bom Prato vão abrir durante o feriado de páscoa, de sexta (29) a domingo (31), com cardápio especial.
No almoço de Sexta-Feira Santa (29) e no Domingo de Páscoa (31), serão servidos pratos típicos, como bacalhoada, moqueca de peixe (na sexta); e peixe ao molho de limão e coq au vin e peixada ao leite de coco (no domingo).
No sábado (30), as unidades fixas vão abrir suas portas e servirão a tradicional feijoada do Bom Prato, além de dobradinha com batata, carne moída e pernil para os frequentadores.
Rodízio de veículos
O rodízio de veículos não vigora na Sexta-feira Santa (29). O estacionamento rotativo pago – Zona Azul, funcionará conforme a sinalização do local.
Também não vigoram as demais restrições existentes na cidade:
Rodízio de veículos pesados (caminhões);
Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);
As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas.
A ciclofaixa de lazer será ativada na sexta-feira (29) e no domingo (31).
Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue SP156.
Serviços bancários
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias na sexta. O mesmo vale para as compensações bancárias, incluindo a TED. Somente o Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e os carnês com vencimento no dia 29 de março poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (segunda-feira, 1º de abril).
Procon
O posto localizado dentro do Poupatempo Sé estará fechado; mas, funcionará normalmente no sábado (30). O atendimento presencial é feito mediante agendamento de horário.
Os setores administrativos, a Ouvidoria, os postos avançados nas delegacias e os núcleos regionais estarão fechados na sexta (29).
Os consumidores podem registrar reclamações a qualquer momento pelo site do PROCON que funciona ininterruptamente.
Poupatempo
Todos os postos do Poupatempo vão estar fechados nesta sexta (29), mas voltam a funcionar normalmente no sábado (30), ), com atendimento presencial mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente nas plataformas eletrônicas.
A única exceção é em Orlândia que, por conta do aniversário da cidade, retoma as atividades apenas na segunda-feira (1/4).
Durante o feriado as opções digitais continuam acessíveis a qualquer hora e lugar no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.
Correios
Em virtude do feriado nacional da Paixão de Cristo (29), não haverá atendimento nas agências dos Correios nesse dia. Entretanto, informamos que o atendimento em nossos canais de atendimento se dará pela Atendente Virtual dos Correios, Carol. No sábado (30), haverá o funcionamento das agências que atendem normalmente aos sábados, no qual também serão realizadas atividades de entrega.
Endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no site .
Parques municipais
Os parques da cidade permanecerão abertos nos horários habituais.

Mais Notícias