27 de outubro de 2024

Lagarto corre atrás de jovem que se desequilibra e cai ao tentar escapar: ‘Quem saiu espantado fui eu’

Hector Augusto diz que jogava pedras contra réptil para afugentá-lo. Ele admite que errou e conta que ainda saiu no prejuízo. Caso ocorreu em Guaramirim. Lagarto dá ‘apavoro’ em jovem que se desequilibra e cai ao tentar correr
O jovem que caiu ao tentar correr de um lagarto teiú após jogar pedras contra o réptil para tentar espanta-lo enquanto era filmado por colegas de trabalho em Guaramirim, Santa Catarina, conta que quem acabou afugentado, e no prejuízo, foi ele mesmo.
“Se irritou comigo pela minha ação, veio pra cima. Levei um susto. Tentei espantar ele, mas quem saiu espantado fui eu”, relatou Hector Augusto, de 19 anos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A situação ocorreu na quinta-feira (24), por volta das 10h e foi gravada (leia mais abaixo). O vídeo, compartilhado inicialmente somente entre os colegas, viralizou nas redes sociais na sexta-feira (25) e levantou uma discussão sobre consciência ambiental.
🦎Comum em áreas urbanas, o lagarto não faz mal para os humanos e aparece com maior frequência em épocas do ano mais quentes, segundo o biólogo Christian Rabock, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). A orientação é não provocá-los.
“A pessoa foi provocar o animal, que estava na dele e se defendeu. Nesse tipo de defesa, ele pode morder, pode bater com o rabo, e ali ele acabou correndo. Levantou as patas da frente e correu em direção a pessoa. O animal não atacou, só se defendeu”, avalia.
DEU O QUE FALAR: Shih tzu engravida golden retriever 6x mais pesada que ele
Funcionário de uma distribuidora de aço, Hector diz que sabe ter errado e explica que a intenção não era machucar o lagarto, mas ajudar uma colega de empresa que estava com medo.
“Aí eu tentei espantar, mas não com a intenção de machucar, tanto que eu nem cheguei perto porque eu sabia que ele avançava. Aí eu taquei a pedra, foi a hora que ele veio para cima”, lembra.
Com o susto que levou ao ver o réptil levantar as patas da frente e correr em sua direção, Hector se desequilibrou e caiu. “Machuquei meu joelho, tive que pagar a tela do celular (que quebrou). Eu não queria fazer mal para o animal”, refletiu.
Lagarto correu atrás de jovem, que caiu assustado em SC
Reprodução/Redes sociais
Lagarto teiú
O lagarto que se vê no vídeo é da espécie teiú (Salvator merianae), segundo Raboch, comum na região. O biólogo explica que agora, a época de primavera e verão, é o comum o aparecimento de répteis que tem sangue frio.
“Lagartos e cobras começam a ficar mais ativos por conta do metabolismo, que aumenta. E aí, esses bichos, que são comuns em área urbana, principalmente o lagarto, aparecem preambulando, procurando comida, pegando sol”, diz.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias