27 de outubro de 2024

Vovô Geppetto? Idoso constrói brinquedos de madeira e doa para crianças no interior de São Paulo

Mário Verdum, de 86 anos, é aposentado e começou a fazer os brinquedos para presentear o neto. Ele achou na atividade uma forma de dar sentido à vida após perder a esposa. Aposentado de Ribeirão Preto faz brinquedos de madeira e doa para crianças
Das cenas de um filme para a vida real. Assim pode ser contada a história de Mário Verdum, aposentado de 86 anos que constrói brinquedos de madeira e doa para as crianças de Ribeirão Preto (SP). Difícil não se lembrar do personagem Geppetto, responsável por criar o icônico Pinóquio.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A atividade de artesão de brinquedos entrou na vida do aposentado há 17 anos. Foi o neto que deu um incentivo para o avô começar na produção, como lembra Mário, com muito carinho e bom humor.
“Ele era muito manhoso, eu falei pra minha nora ‘eu vou fazer uma caminhãozinho pra ele, pra ver se melhora pra nós né’. Eu peguei e fiz um caminhãozinho, bonito, bem feitinho, eu dei pra ele.”
Depois do presente, a nora do aposentado surgiu com a ideia de ele continuar na produção dos brinquedos. Desde lá, entre idas e vindas, o aposentado viu em cada pedaço da madeira uma forma de levar amor para as crianças.
Com orgulho, Verdum conta que todos os itens construídos na oficina no quintal de casa foram doados. De certa forma, os caminhões, carroças e trens levaram alegria e diversão para quem precisa.
“Todos [os brinquedos] que eu fiz aqui eu não vendi nenhum, tudo dado, tudo pra molecada. Eu levo no quartel e turma de lá reparte para a molecada”, diz.
Idoso constrói brinquedos de madeira e doa para crianças em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Novo sentido à vida após perda da esposa
O aposentado já foi pedreiro, pintor, trabalhador rural e, quase aos 90 anos, não quis saber de ficar parado. Mesmo após ficar internado em função da Covid-19, a paixão pelos brinquedos de madeira não acabou.
Assim que se recuperou, ele voltou para a oficina, onde até hoje passa grande parte do dia. É ali que ele também encontrou um novo sentido para a vida, desde que a esposa faleceu, há quatro meses.
“Eu acho bom isso aqui porque a gente esquece das coisas, ainda mais que eu perdi a minha esposa agora há pouco tempo, a gente fica meio desnorteado ainda, mas aqui é o meu lugar.”
Idoso constrói brinquedos de madeira e doa para crianças em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
O que era apenas um hobby virou parte importante na rotina do aposentado. Verdum pensa até em aumentar a produção, e o que não faltam são incentivos.
A filha dele, Elaine Verdum de OIiveira, reconhece a importância que a atividade tem na vida do pai. Se antes a atividade era tratada apenas como uma diversão, hoje ela ajuda o aposentado a seguir de forma leve a vida, destaca Elaine.
“Pra mim é uma satisfação, ele fica entretido o dia inteiro, faz as coisinhas dele pra realmente distrair, fica na paz dele, voltando a ser criança. Se faz bem ele tem que continuar fazendo, 86 anos né tem que continuar e a gente incentiva bastante.”
Idoso constrói brinquedos de madeira e doa para crianças em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias