28 de outubro de 2024

Ao lado de lideranças do PSD e de figuras de esquerda, Fuad fala em ‘vitória do trabalho’ e critica Engler

Prefeito reeleito fez discurso no início da noite na sede do PSD, em Belo Horizonte. Fuad Noman (PSD) faz pronunciamento após ser reeleito em BH

Ao lado de lideranças do PSD e de figuras de esquerda, o prefeito reeleito Fuad Noman (PSD) disse, em primeiro pronunciamento à imprensa após a eleição neste domingo (27), que a vitória foi “do trabalho e do amor” e criticou a postura do adversário ao longo deste segundo turno.
Noman reuniu a imprensa e apoiadores – muitos destes usando suspensório, adereço oficial do prefeito reeleito – na sede municipal do partido, na Savassi, Região Centro-Sul da capital.
Acompanhe como foi a apuração dos votos em BH
Iniciou o discurso agradecendo à população de Belo Horizonte e disse estar “ainda mais empolgado para concluir obras”, sua grande bandeira durante a campanha.
“A vitória de quem trabalhou, incansavelmente, no último dois anos e meio em que estive na cadeira de prefeito, mesmo passando por um longo e doloroso problema de saúde. […] Serão mais quatro anos de integração total a Belo Horizonte”, disse o prefeito.
Estavam sentados a mesa ao lado de Fuad o vice-prefeito eleito, Álvaro Damião (União Brasil), o presidente estadual do PSD, Cássio Soares, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), e a esposa dele, Mônica Drumond.
Nomes da esquerda também compareceram em peso, como o candidato derrotado à PBH, Rogério Correia (PT), o deputsdo federal Reginaldo Lopes (PT), a deputada estadual Lohanna (PV) e os vereadores eleitos Pedro Rousseff (PT) e Cida Falabella (Psol).
Fuad Noman celebra vitória em BH
Pedro Cunha/TV Globo
Críticas e ironia ao adversário
Fuad ainda dedicou tempo para criticar os recentes ataques feitos pela campanha do adversário Bruno Engler (PL), que explorou um livro de ficção escrito pelo atual prefeito e um evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura como tentativa de desgastá-lo.
“A vitória de uma campanha sempre centrada na verdade, mesmo enfrentando um adversário que não teve nem mentes em mentir, difamar e me atacar. Em atacar a honra de um homem de 77 anos, em que ele usou 55 anos de serviço público, não teve nenhuma mágoa em seu currículo”, afirmou o atual prefeito.
Ao final do pronunciamento, o prefeito reeleito ironizou o adversário, dizendo que agradecia por ter procurado sobre a vida dele e “não ter achado nada”.
Estado de saúde
Fuad ainda agradeceu a equipe médica que o acompanhou no tratamento contra o linfoma não Hodgkin, câncer que enfrentava até o início deste mês. O prefeito “pediu uma salva de palmas” aos profissionais do hospital Mater Dei, onde ele recebeu os atendimentos.
“Agradeço aos médicos, que me deram as condições de manter uma campanha e a administração da cidade, mesmo passando por todo o tratamento”, falou Fuad, que também agradeceu aos familiares pelo apoio desde o início da doença.
Fuad fez um discurso curto — “como sempre na vida, a comemoração é breve e o trabalho é longo”, disse — e terminou citando Gilberto Gil: “o melhor lugar do mundo é aqui e agora”.
Virada
A vitória de Fuad Noman representa uma virada na eleição para a prefeitura de Belo Horizonte, já que no primeiro turno ele recebeu 336.442 votos (26,54%) contra 435.853 (34,38%) de Bruno Engler.
Já no segundo turno, Fuad obteve 670.574 votos, enquanto o adversário recebeu 577.537 (46,27%). Outros 46.236 eleitores votaram em branco, e 61.885 anularam. Houve, ainda, 636.752 abstenções, o que representa 31,95% do total.
Comemoração
Apoiadores cantam ‘marretada do Fuad’ em comitê
Desde o início da apuração dos votos neste domingo, os apoiadores de Fuad estavam animados no comitê montado na Região Centro-Sul de BH.
Antes mesmo do anúncio oficial e da chegada do prefeito, o local já foi tomado por uma comemoração generalizada (veja no vídeo acima).
Após o pronunciamento do prefeito reeleito, apoiadores marcaram uma comemoração na Rua dos Inconfidentes, próximo à sede do PSD.
Mineiro de BH, Fuad Noman tem 77 anos, é economista.
Ele é o atual prefeito de Belo Horizonte. Assumiu o cargo em março de 2022, quando Alexandre Kalil deixou a prefeitura para disputar o governo do estado.
Entre outras funções, Fuad foi diretor do Banco do Brasil, secretário estadual da Fazenda e de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais e secretário municipal de Fazenda da capital.
É casado e tem dois filhos.

Mais Notícias