Tucano superou Scalco (PL) na preferência do eleitorado do município da Serra. Adiló (PSDB), prefeito reeleito de Caxias
Débora Padilha/RBS TV
O prefeito reeleito de Caxias do Sul, Adiló (PSDB), agradeceu o apoio e pediu união, “sem revanchismo” em seu primeiro pronunciamento após a vitória. Adiló Didomenico falou também que o diferencial da campanha foi reconhecer os problemas da cidade e apontar soluções para corrigi-los.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Com 100% das urnas apuradas, Adiló fez com 51,38% dos votos válidos. O adversário, Scalco (PL), calcançou 48,62%. O tucano disse ainda que a coordenação da campanha esperava por um resultado equilibrado nas urnas. Veja os números abaixo.
“É um reconhecimento da forma com que nós nos comportamos nessa eleição, com humildade, sem atacar, sem ofender, expondo as nossas ideias. Eu acredito que foi uma vitória boa, acima do esperado. Nós esperávamos ganhar, mas com uma diferença bem mais apertada, porque nós tínhamos levantamentos que indicavam essa aproximação e essa disputa que ela veio a ser dada, porque Caxias é uma cidade que tem esse perfil de voto na direita”, afirmou.
Adiló acompanhou a apuração em casa junto com familiares. Às 18h06, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu a vitória nas urnas, ele deixou o apartamento e foi parabenizado por apoiadores. Em seguida, foi até o comitê de campanha, onde foi recebido pela militância e conversou com os jornalistas.
Apuração completa:
Adiló: 116.730 (51,38% dos votos válidos)
Scalco: 110.476 (48,62% dos votos válidos)
Brancos: 8.861
Nulos: 11.676
Abstenção: 99.441
Caxias do Sul: Néspolo (União) e Adiló (PSDB)
Rodrigo Cordeiro/RBS TV
Primeiro turno
No primeiro turno, Scalco obteve 38,04% dos votos válidos. Já Adiló ficou em segundo lugar, com 27,50%.
Em terceiro lugar ficou Denise Pessôa (PT), com 26,29% dos votos válidos. Em quarto, figurou Felipe Gremelmaier (MDB), com 8,17%.
Quem é Adiló Didomenico
Adiló Angelo Didomenico tem 71 anos, é natural de Marau e concorreu à reeleição em Caxias do Sul. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul, foi comerciante por mais de 40 anos no município.
Nos anos 1980, colaborou para a criação do diretório municipal do PTB em Caxias do Sul. De 1989 a 1997, presidiu o Conselho Administrativo da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e, entre 2005 e 2012, atuou como diretor-presidente da empresa.
Anteriormente, ainda pelo PTB, elegeu-se para o primeiro mandato como vereador em 2012, mas no ano seguinte assumiu a Secretaria Municipal de Obras e Serviços, licenciando-se do cargo. Em 2016, conquistou novo mandato na Câmara Municipal. Em 2018, concorreu à Assembleia Legislativa, conquistando a suplência.
Filiou-se ao Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB) em 2020, ano em que foi eleito à prefeitura. No mesmo ano, foi eleito à prefeitura derrotando Pepe Vargas (PT) no segundo turno.
O vice de Adiló é Edson Néspolo (União Brasil).
Caxias do Sul: Edson Néspolo (União) e Adiló Didomenico (PSDB)
Rodrigo Cordeiro/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS