28 de outubro de 2024

Derrotado na Serra, Muribeca comenta sobre 2° turno: ‘Furei uma bolha de 28 anos’

Candidato agradeceu a apoiadores e lembrou que conseguiu acabar com a alternância de prefeitos – Sérgio Vidigal (PDT) e Audifax Barcelos (PP) – pela primeira vez nos últimos 28 anos na Serra ao ir para o 2º turno. Pablo Muribeca (Republicanos) foi candidato à Prefeitura da Serra, Espírito Santo
Carlos Alberto Silva/Rede Gazeta
Gratidão, orgulho e virada de chave foram os principais pontos que o deputado estadual Pablo Muribeca, derrotado na disputa pela Prefeitura da Serra, levantou em seu discurso após a apuração das urnas. Os eleitores elegeram Weverson Meirelles (PDT) como prefeito na disputa de segundo turno realizada neste domingo (27).
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O resultado acaba com uma alternância de prefeitos – Sérgio Vidigal (PDT) e Audifax Barcelos (PP) – pela primeira vez nos últimos 28 anos. Esse foi um dos assuntos comentados por Muribeca no discurso após a derrota.
“A palavra é gratidão, contem comigo. Furei uma bolha de 28 anos de dois prefeitos com equilíbrio e seriedade. Saímos vencedores, independentemente da derrota. Estou muito orgulhoso de cada uma das pessoas que estão aqui e vou andar a cidade para agradecer a todos os serranos, pois eu e esses 90 mil (eleitores) enfrentamos juntos os poderosos que estão há muito tempo aí”, disse Muribeca, emocionado.
➡️ Confira a apuração completa aqui.
Pablo Muribeca (Republicanos) foi candidato à Prefeitura da Serra, Espírito Santo
Carlos Alberto Silva/Rede Gazeta
Como 100% das urnas apuradas, Weverson Meirelles foi eleito com 60,48% dos votos válidos, o que simboliza 138.071 eleitores, enquanto que Muribeca recebeu 90.227 votos e ficou com a porcentagem de 39,52%. O que impressionou foi o número de abstenções: 120.257, quantidade maior que os votos que o próprio candidato derrotado recebeu.
Sobre o prefeito eleito, o deputado estadual não emitiu ataques diretos, mas se posicionou a respeito de como seguirá sua conduta política com Weverson Meirelles no Executivo municipal:
“Sempre fui um cara de posicionamento. O candidato fez várias promessas e propostas, e eu vou cobrar para que isso seja entregue à população. Sou contra tudo o que não atenda ao povo, contra ideologia que priva o direito das crianças, que enfatize sexualização nas escolas… Seremos muito firmes contra isso. Doa a quem doer, vou continuar cobrando”, comentou.
Sobre 2026, o político ainda demonstra incerteza e não deu um posicionamento claro sobre o que será feito, apenas que seguirá mantendo seus compromissos com o povo capixaba e com o povo serrano, sem fazer promessas de costura política. Ele também mencionou o prefeito reeleito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), como um grande nome.
“Temos dois grupos políticos no estado, com o Pazolini se firmando como uma grande liderança. Sobre 2026, isso a gente discute em 2026. Por enquanto, o que for melhor para o Espírito Santo e pro povo da Serra eu vou estar fazendo sempre”, afirmou Muribeca.
A Serra foi o único município capixaba que teve 2º turno neste domingo (27). Ao todo, 242.267 eleitores foram às urnas e, nas três zonas eleitorais, Weverson teve maior quantidade de votos.
*Yasmin Spiegel é aluna do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo foi editado pelo jornalista Vitor Ferri.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias