28 de outubro de 2024

Podemos elege dois prefeitos nas sete maiores cidades da Grande SP; PT perde Diadema e vai governar apenas Mauá

Eleição nessas cidades foi marcada, sobretudo, pela diversidade de siglas. PSDB, União Brasil e MDB também elegeram candidatos. Prefeitos eleitos nas sete maiores cidades da Grande São Paulo.
Montagem/g1/Fabio Tito/Divulgação
Fechadas as urnas de todas as cidades da Grande São Paulo neste domingo (27), o Podemos vai governar duas das sete maiores cidades da região.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Já o PT de Lula, que tinha a região do ABCD Paulista como reduto histórico do partido, perdeu Diadema e governará apenas o município de Mauá, que reelegeu o prefeito Marcelo Oliveira.
De modo geral, a eleição nessas cidades foi marcada, sobretudo, pela diversidade de siglas.
O PSDB que na última eleição chegou a conquistar três das sete maiores cidades, agora venceu apenas em Santo André, onde o candidato Gilvan, aliado do atual prefeito Paulo Serra, conseguiu vencer o pleito no 1° turno.
Em Diadema, o atual prefeito Filippi, do PT, perdeu e a cidade voltará a ser governada pelo MDB depois de 40 anos, com a vitória de Taka Yamauchi.
A última vez que o MDB governou a cidade foi em 1976, quando Lauro Michels foi o prefeito.
Apesar de ter vencido o pleito deste domingo (27) por 52,59% dos votos, Taka Yamaguchi terá que enfrentar várias denúncias na Justiça Eleitoral por suposto crime de racismo em jingle de campanha e também suspeita de compra de votos.
Destaque também para São Bernardo do Campo, cidade onde o presidente Lula viveu com a família por décadas e foi berço do sindicalismo brasileiro.
A cidade é governada atualmente pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), que não conseguiu levar nem ao 2° turno sua sucessora e sobrinha Flávia Morando, que ficou em 4° lugar na cidade. Ela foi derrota ainda no 1° turno por Marcelo Lima (Podemos) e Alex Manente (Cidadania), que avançaram para o 2° turno.
Na disputa final, Marcelo Lima (Podemos) venceu o pleito com 55,74% dos votos válidos e vai governar a cidade até 2028.
Já em Taboão da Serra, o Engenheiro Daniel (União Brasil) venceu o atual prefeito José Aprígio da Silva (Podemos), que tentava a reeleição e foi ferido no segundo turno.
Diadema – Taka Yamauchi (MDB)
Guarulhos – Lucas Sanches (PL)
Mauá – Marcelo Oliveira (PT)
Osasco – Gerson Pessoa (Podemos)
Santo André – Gilvan (PSDB)
São Bernardo do Campo – Marcelo Lima (Podemos)
Taboão da Serra – Engenheiro Daniel (União Brasil)

Mais Notícias