Prefeito eleito em Goiânia se definiu como representante da ‘centro-direita’ e avaliou que esse posicionamento saiu fortalecido nas eleições. Mabel teve 353.518 votos, o equivalente a 55,53% do total. Sandro Mabel é eleito prefeito de Goiânia
Wesley Costa/O Popular
Sandro Mabel (União), prefeito eleito em Goiânia, afirmou que os candidatos apoiados por Jair Bolsonaro “levaram couro” no segundo turno das eleições municipais. Em entrevista à GloboNews, Mabel, que disputou o cargo contra Fred Rodrigues (PL), comentou sobre a divisão na direita política.
“A cidade não quer ninguém extremista, ela quer alguém que tenha capacidade de gestão; por isso, a escolha do bom candidato. No fim do dia, a mãe quer que o filho tenha uma creche para ir, um posto de saúde para ser atendida, que a escola funcione, que o transporte funcione e o trânsito ande”, disse Mabel.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Mabel se definiu como integrante da “centro-direita” e avaliou que esse posicionamento saiu fortalecido nas eleições. Segundo Mabel, ele foi eleito porque os eleitores confiam que terão um prefeito que respeita todos os partidos e cidadãos, independentemente de ideologias.
“Aqui em Goiás, nós mostramos que, sendo centro-direita, conseguimos reverter e viramos a eleição. As pessoas entendem que o Sandro Mabel é melhor para a Goiânia, pela experiência administrativa e, ao mesmo tempo, ninguém quer extremismo. A derrota do extremismo foi muito forte”, disse Mabel.
LEIA TAMBÉM:
Helicóptero, ações em empresas e obra de arte: veja o patrimônio de R$ 313 milhões de Mabel, prefeito eleito mais rico das capitais
ELEITO: Mabel, do União, é eleito prefeito de Goiânia
DETALHES: Mabel venceu em todas as zonas eleitorais de Goiânia
Mabel também comentou que a esquerda, ao evitar o extremismo e adotar uma posição mais “centro-esquerda”, obteve resultados melhores nas eleições. Para ele, a direita precisa mudar se deseja conquistar o poder novamente.
“O extremismo tem que se adequar se quiser ganhar. A centro-direita sozinha não ganha, nem o extremismo”, afirmou.
PL nas eleições 2024
O Partido Liberal de Bolsonaro elegeu quatro prefeitos em capitais brasileiras. Dois foram eleitos no primeiro turno e dois no segundo turno. O partido do ex-presidente vai governar Maceió (AL), com JHC, Rio Branco (AC), com Tião Bocalom, Aracaju (SE), com Emília Corrêa e Cuiabá (MT), com Abílio Brunini.
Conforme mostrado pelo g1 Eleições, o resultado é o melhor resultado do partido desde o seu surgimento, em 2006, e é igual ao conquistado pelo MDB. Os dois dividem o 2º lugar – o primeiro é do PSD, que vai comandar 5 capitais: Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luís.
No 2º turno, o PL disputava ainda outras 5 capitais, mas acabou derrotado, em quatro delas, de virada. Em 2024, o PL foi o partido que mais venceu nas cidades com mais de 200 mil habitantes: serão 16 ao todo.
Vitória de Mabel
Sandro Mabel (União) é eleito prefeito de Goiânia
Mabel foi eleito prefeito de Goiânia com 353.518 votos, o equivalente a 55,53% do total. O adversário, Fred Rodrigues (PL), obteve 283.054 votos, totalizando 44,47%.
Após o resultado da eleição, o político afirmou que começará em breve a transição entre a futura gestão e a atual, de Rogério Cruz (Solidariedade). “Vamos procurar criar uma equipe de transição e dialogar com o prefeito atual, que tenho certeza de que estará à disposição para facilitar esse processo”, disse.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás