28 de outubro de 2024

Eleito em Natal, Paulinho Freire diz que vice ficará à frente de transição e aponta prioridades da gestão

Prefeito eleito afirmou que ainda não definiu secretariado para a gestão que começa dia 1º de janeiro de 2025. Paulinho Freire, prefeito eleito de Natal, durante entrevista ao RN1
Inter TV Cabugi/Reprodução
Eleito prefeito de Natal neste domingo (27), Paulinho Freire (União Brasil) afirmou que a vice-prefeita eleita Joanna Guerra (Republicanos) ficará à frente do processo de transição do governo de Alvaro Dias (Republicanos) para o seu.
A declarção foi feita durante entrevista ao RN1, da Inter TV Cabugi, no fim da manhã desta segunda-feira (28). Paulinho Freire também afirmou que ainda irá definir o secretariado da nova gestão e apontou prioridades para o governo municipal que se inicia no dia 1º de janeiro de 2025.
📳 Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Apontada como responsável pela transição, Joanna é do mesmo partido do prefeito Álvaro Dias e foi secretária de Planejamento na gestão atual, que se encerrará no dia 31 de dezembro. Álvaro apoiou a candidatura de Paulinho.
“Secretariado, nós não pensamos. A transição vai acontecer e vai acontecer de uma forma muito tranquila, já que nós tivemos o apoio do prefeito. Vamos sentar com nossa vice, Joanna, para que a gente possa fazer essa transição muito bem feita, para que a gente possa conhecer bem os números da prefeitura e eu tenho que terminar o meu mandato. Joanna deverá ficar à frente dessa transição para que a gente possa, quando assumir, já ter todos os números à nossa disposição e a gente possa planejar bem a nossa gestão”, disse Paulinho.
Paulinho, que tem 60 anos, é deputado federal e venceu neste domingo (27) a também deputada Natália Bonavides (PT) no segundo turno das eleições municipais, com 55,34% dos votos válidos contra 44,66%. O mandato de prefeito da capital do Rio Grande do Norte é previsto a partir de 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2028.
LEIA TAMBÉM
2º TURNO EM NATAL: Veja o resultado da apuração
DIA DE VOTAÇÃO: Saiba como foi o o domingo de votação
SUPLENTE ASSUME: Carla Dickson voltará à Câmara Federal no lugar do prefeito eleito
O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h13, com 93% das urnas apuradas. A diferença de votos para Natália foi de aproximadamente 42,9 mil votos.
Durante a entrevista, nesta segunda-feira (28), Paulinho Freire agradeceu toda a população que saiu de casa para votar e disse que governará para todos, independentemente do voto.
“Independente de quem eles tenham votado, a partir de agora vamos arrear nossas bandeiras e vamos pensar na nossa cidade, a cidade que todos querem, uma Natal para frente, uma Natal moderna, uma Natal onde o cidadão tenha mais otimismo e esperança de viver nela”, disse.
Paulinho Freire (União) é eleito prefeito de Natal
Prioridades
Questionado sobre as prioridades da futura gestão, o prefeito eleito afirmou que o seu plano de governo foi feito com base nas demandas das comunidades, mas ressaltou investimentos na área de educação e saúde como os principais focos.
“Claro que temos bandeiras que defendemos, que é zerar as filas por vagas nas creches; fazer parceria com clínicas privadas para que a gente possa diminuir a demanda de exames e consultas das pessoas que usam o sistema de saúde pública municipal”, pontuou.
“Vamos terminar a obra do Hospital Municipal, que é de suma importância para a saúde do nosso município, trabalhar muito na geração de emprego e renda, principalmente para juventude, fazendo qualificação dos jovens, também das mulheres. Então nosso plano de governo é muito amplo e tudo é prioridade, mas nós defendemos muito essas bandeiras no começo”, disse.
O prefeito também lembrou a necessidade de resolver problemas históricos como os alagamentos causados pelo transbordamento das lagoas de captação durante o período chuvoso e também a urgência de serviços de tapa-buracos nas vias da cidade.
“Nós sabemos que numa gestão você não consegue resolver tudo, mas nós temos problemas que temos que começar a resolver de imediato. Nós temos que reestruturar as 82 lagoas, fazer um monitoramento inteligente para que elas não venham transbordar, fazer a sua manutenção. Existem questão de várias ruas não pavimentadas na Zona Norte, no Planalto, e nós vamos dar prioridade a isso, pra que a gente possa também manter uma zeladoria na cidade”, declarou.
Paulinho Freire (União), candidato a prefeito de Natal, votou na UNI-RN
Lucas Cortez/Inter TV
Projetos
Entre os projetos do plano de governo, Paulinho Freire também ressaltou a construção da Via Mangue – uma avenida que visa ligar a Ponte de Igapó à Ponte Newton Navarro. De acordo com ele, a obra deverá melhorar a mobilidade urbana na Zona Norte da cidade.
“Para os jovens, nós vamos fazer ComPaz, que é o Centro Comunitário da Paz, onde o jovem vai ter condições de ter cursos de robótica, dança, de línguas, e fazer atividades culturais e esportivas, porque a gente precisa dar vida aos jovens, qualificá-los, dar condições também de aprender e ter o lazer deles também. Então, para isso, nós vamos ter o apoio de vários deputados federais, senadores, que já se comprometeram em mandar emendas aqui para Natal, emendas impositivas, para que a gente possa cumprir o que a gente prometeu no nosso plano de governo”, disse.
Paulinho Freire também falou sobre a engorda da praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal e afirmou que acredita que o projeto já em execução na atual gestão, vai trazer benefícios para a cidade.
“Ali vai trazer de volta o desenvolvimento daquela região de Ponta Negra. Há mais de 15 anos que não se inaugura um hotel aqui em Natal. Quer dizer, o turismo praticamente parou. Com a chegada do novo plano diretor, você não tenha dúvida, Natal vai se desenvolver muito nos próximos anos. E a engorda veio para que a gente pudesse fomentar ainda mais o turismo na nossa cidade”, disse.
O prefeito eleito afirmou que um dos desafios de sua gestão será garantir segurança jurídica para que novos empreendimentos sejam instalados na região.
“Agora, para os investidores, nós temos que dar condições, segurança jurídica para que eles possam investir na nossa cidade e, sobretudo, além de deixar os impostos aqui, gerar empregos para a nossa população. Quanto à orla que está sendo reformada também, a orla da Praia do Meio, vai ficar muito bonita. É outra situação que nós temos que atrair investidores para que eles possam vir para a nossa cidade e trazer a riqueza. O que é a riqueza? É o emprego, é o imposto e a gente transformar esse imposto em obras aqui para a população de Natal”, pontuou.
Quem é Paulinho Freire
Natalense, o empresário Paulinho Freire, de 60 anos, entrou na vida pública como vereador de Natal, em 1992. Ele continuou no cargo até 2002, quando foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2006.
Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Natal, na gestão de Micarla de Souza, e assumiu a prefeitura em novembro de 2012, passando pouco mais de 40 dias no cargo. Paulinho voltou à Câmara Municipal de Natal em 2013 e ficou no cargo até 2022, quando foi eleito deputado federal.
Ao todo, ele foi vereador por seis mandatos e presidente da Câmara também seis vezes.
Paulinho foi candidato a prefeito de Natal pela primeira vez em 2024 e teve Joanna Guerra (Republicanos) como vice na chapa.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Mais Notícias